As inscrições para a edição 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) começa nesta quarta-feira, dia 30 de junho e ficará disponível até 14 de julho, conforme o cronograma do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). As provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro.
As inscrições devem ser realizadas no site oficial do exame. Para isso, é necessário um cadastro, criando um login único e senha. Quem já possui conta e precisa recuperar a senha pode seguir os passos descritos na mesma página.
A taxa custa R$ 85,00 e deverá ser paga até o dia 19 de julho. Candidatos que tiveram a isenção confirmada também devem se inscrever. Entre os dias 19 a 23 de julho, os inscritos podem ainda solicitar o tratamento pelo nome social. Já os pedidos de atendimento especializado podem ser feitos no mesmo período da inscrição, de 30 de junho a 14 de julho.
Diferente da edição anterior, o ENEM 2021 terá as mesmas questões nas duas versões, impressa e digital. Independente da escolha da versão, os exames deverão ser feitos nos locais de prova indicados, como já de costume, em dois domingos.
Utilize sua nota do ENEM e estude com FIES
Estudantes que possuem nota do ENEM, em qualquer edição a partir de 2010, podem utilizar o exame para a inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Com a aprovação, é possível financiar até 97% da graduação no Faculdade Alencarina. Para concorrer ao financiamento, é necessário ter alcançado 450 pontos na média das provas e não ter zerado a redação. Para saber mais, acesse a página Quero Estudar na FAL com FIES.
Veja o cronograma do exame:
Inscrições: 30 de junho a 14 de julho
Pagamento da taxa de inscrição (R$ 85,00): até 19 de julho
Solicitação de atendimento especializado: 30 de junho a 14 de julho
Solicitação de tratamento pelo nome social: 19 a 23 de julho
Provas: 21 e 28 de novembro.