Pesquisar

Faculdade 05 de Julho de Sobral

Prioridades

O Ensino de Graduação, presencial e a distância, de qualidade articulado com a Pesquisa, Extensão e a Responsabilidade Social.

Metas

Expandir as oportunidades de acesso à Educação Superior na Região Noroeste do Ceará.

Organograma

Conheça a organização hierárquica entre os setores e departamentos da Faculdade 05 de Julho de Sobral. Ver organograma

Missão

A Faculdade 05 de Julho – F5 tem como Missão realizar atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Responsabilidade Social de forma a preservar, produzir, sistematizar e difundir as ideias e os conhecimentos filosóficos, científicos, culturais e tecnológicos, ampliando a formação integral do ser humano para o exercício profissional, visando ao desenvolvimento local, regional e nacional, na perspectiva da construção de uma sociedade mais justa e democrática.

Visão de Futuro

Promover a formação de pessoas e a construção de conhecimentos e competências científicas articuladas ao mundo do trabalho, segundo princípios sociais éticos.

Valores

Igualdade
Liberdade
Democracia
Solidariedade
Respeito aos Direitos Humanos
Educação Integral
Proteção ao Meio Ambiente

Histórico

A Faculdade 05 de Julho – F5 é uma Instituição de Ensino Superior isolada, privada, particular em sentido estrito, com fins lucrativos, com limite territorial de atuação circunscrito ao município de Sobral, Estado do Ceará, situada na Estrada do Jordão, Km 2, s/n, Sobral – CE criada em 04 de abril de 2011, mantida pela Associação Igreja Adventista Missionária – AIAMIS, com sede na cidade de Sobral, na Travessa Roma, 85, Bairro: Dom Expedito Lopes, CNPJ: 03.365.403/0001-22, é uma sociedade civil, com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 17 de maio de 1999, registrada no Cartório 2º Ofício da Cidade de Sobral – CE, sob protocolo nº 1765 Livro B-2, sob nº 131, às fls. 145, com prazo indeterminado de duração.

A Faculdade 05 de Julho – F5, sediada na cidade de Sobral, Estado do Ceará, de aproximadamente 212.437 (IBGE 2021) habitantes, é um estabelecimento isolado de Ensino Superior. Compreende a Região Noroeste do Estado do Ceará. A sua área de abrangência estende-se também pelo Estado do Piauí, destacando-se a cidade de Parnaíba com 153.863 (IBGE 2021) habitantes e a cidade de Piripiri com 63.829 habitantes (IBGE 2021). A Faculdade 05 de Julho de Sobral tem como finalidade oferecer atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão à comunidade, mediante cursos e prestação de serviços. Veículo de interiorização do Ensino Superior, a F5 define suas prioridades acadêmicas em função das realidades e problemas identificados pela comunidade local. Dentre esses problemas, evidenciava-se poucas instituições de Ensino Superior no Vale do Acaraú e, consequentemente, a emigração de uma parcela significativa de jovens para cursar o Ensino Superior fora da sua região de origem e, mais preocupante ainda, a não continuidade do processo educacional de grande parcela dos concluintes do ensino médio, atualmente estimada em mais de 6.778 alunos que não tiveram acesso a esse grau de ensino em nível local ou em outras instituições congêneres. Com a criação dos cursos presenciais de Administração, Serviço Social, Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Engenharia Civil, Odontologia e Psicologia, o curso de Pedagogia na  modalidade de Educação à Distância – EAD e a Pós-Graduação presencial, em Teoria e Prática em Direito Eleitoral  a F5 pretende, cada vez mais, assumir seu papel de polo acadêmico e cultural, contribuindo através da formação profissional de gerações que formarão a base do desenvolvimento econômico e social dessa região decidida a sair de sua marginalidade econômica.

A Faculdade tem clareza do seu papel na sociedade do novo milênio, cuja evolução tecnológica e desafios exigem profissionais qualificados para agir e posicionar-se frente às constantes transformações do mundo globalizado. Com essa percepção a F5 reforça a sua ação alicerçando-se em princípios técnicos e humanísticos, por entender que o homem, profissional, é um ser racional e agente de mudanças numa realidade sócio-histórica, num contexto concreto e mutável.

Nesse contexto estão presentes estratégias de poder, interesses econômicos e projetos sociais com os quais o profissional se relacionará. Perceber essa adversidade de interesses e atuar nessa realidade exige uma formação científica, técnica e ética que se consolida pelo debate respaldado em conhecimentos teóricos e práticos, numa dimensão política.

Isto posto, justifica-se a criação da F5, assim como os Cursos propostos.

Reafirmamos, neste projeto, que a F5, ao cumprir uma função significativa no contexto social em que se situa, atuando como agente de difusão do conhecimento mais elaborado, comprometida com os interesses e necessidades da região e com a sociedade de modo geral, continuará a assumir o princípio da autonomia universitária, o que lhe permite desenvolver junto à comunidade acadêmica espaços de livre pensar, criticar e propor alternativas de encaminhamento de estudos, discussões e ou de propostas de intervenção na realidade sociocultural em que está inserida.

Essa autonomia, que garante a liberdade acadêmica, sustenta-se no princípio da coerência, quer entre a graduação e o sistema educacional, alcançando os níveis infantil, fundamental e médio; quer entre a graduação e setores da realidade socioeconômica correlata aos cursos desenvolvidos na F5, desta forma assegurando referenciais teóricos que possibilitem o direcionamento de ações em múltiplas direções, instrumentalizando os profissionais para atuarem de forma adequada e crítica frente à diversidade e dinâmica das situações inerentes ao exercício da profissão.

Uma perspectiva que alcance além da estrita profissionalização, a aquisição de competências que assegurem o domínio de métodos de investigação; a utilização de múltiplos códigos e linguagens; uma qualificação intelectual suficientemente sólida e ampla que insere uma formação continuada capaz de responder as exigências e mudanças na área profissional e ainda, a formação de condutas éticas que respeite as relações interpessoais.

Neste enfoque a F5 pretende consolidar-se enquanto espaço de construção e produção do conhecimento, num constante aprender a aprender, no qual as experiências de aprendizagem vinculam-se à educação básica em várias competências, desde a formação de professores, até a interferência nas instituições de ensino e ou de educação de modo mais amplo, e às áreas econômicas e empresariais, e demais áreas conforme proposta do seu Plano de Desenvolvimento Individual do aluno (PDI).

Articular o relacionamento entre a graduação e as áreas educacional e socioeconômica implica em sistematizar o ensino integrando-o a ações de pesquisa e extensão. Por meio da pesquisa o conhecimento se redefine e proporciona segurança à formação acadêmica, permitindo estender-se à comunidade. Através da extensão a formação profissional se dá contextualizada, abordando questões pertinentes à sociedade.

A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão exige da F5 uma prática de diálogo interdisciplinar em torno de questões e investigações que respondam as reais necessidades da sociedade e uma organização curricular que integre o conhecimento científico às práticas e fatos sociais.

Desta forma, para a F5 cumprir o seu compromisso social adotará um processo de avaliação constante, em torno de indicadores relevantes quanto ao desempenho e aos fins a que a Instituição se propõe. Uma avaliação institucional que expresse mais que dados quantitativos e possibilite a análise das ações empreendidas pela Faculdade, no confronto dos padrões e metas estabelecidos, de modo a ensejar a definição de novas propostas que dinamizem a qualidade da formação e da ação implementada pela Faculdade 05 de Julho de Sobral (F5).

Corpo Dirigente

DIRETOR GERAL
Prof. Dr. Daniel Rontgen Melo Rodrigues

VICE-DIRETORA
Profa. Ma. Nayara Machado Melo Ponte

PROCURADORA EDUCACIONAL INSTITUCIONAL
Profa. Ma. Graça Maria de Morais Aguiar e Silva

ASSESSORIA JURÍDICA
Yasmina Melo Siqueira

OUVIDORIA
Jucelaine Zamboni

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA
Profa. Ma. Aline Alves Siridó de Souza

DIREÇÃO
DIRETORIA ADMINISTRATIVA
Profa. Ma. Ingrid Soraya de Oliveira Sá

DIRETORIA ACADÊMICA
Profa. Dra. Michelle Alves Vasconcelos

COORDENAÇÃO
COORDENAÇÃO DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL
Profa. Ma. Juliana Magalhães Linhares

COORDENAÇÃO DE PESQUISA
Prof. Dr. Marcus Pinto Aguiar

COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Profa. Ma. Isabelle Melo Rocha

COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS
Profa. Ma. Lourdes Claudênia Aguiar Vasconcelos

COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO
Prof. Me. Denis Frota Guimarães

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA CURSOS PRESENCIAIS
Profa. Ma. Francisca Lopes de Souza

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EAD
Profa. Ma. Juliana Magalhães Linhares

SETORES ADMINISTRATIVOS
PROGRAMA DE APOIO AO ESTUDANTE
Silvia de Sousa Azevedo

BIBLIOTECA
Germano Gil Furtado Moreira

COMUNICAÇÃO
James Henrique Silva Castro

NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – INFRAESTRUTURA
Francisco David Gonçalves do Nascimento

NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – SISTEMAS
Anderson Rodrigues Barbosa

SECRETÁRIA GERAL
Luciana Rodrigues de Carvalho

 

Mantenedora

Associação Igreja Adventista Missionária
CNPJ: 03.365.403/0001-22
Travessa Roma, N.º 85, Dom Expedito, Sobral – Ceará. CEP 62050-130