[vc_row][vc_column][vc_column_text]No dia 12 de junho, estudantes do curso de Fisioterapia da Faculdade Alencarina de Sobral (FAL) desenvolveram um Webinar junto às comunidades de Areal e Malhada Grande, município de Santa Quitéria. O evento online faz parte do projeto de extensão da disciplina de ‘Meio Ambiente e Sustentabilidade’, ministrada pelo Prof. Dr. Tiago Arruda e contou com a participação síncrona de 65 pessoas.
O momento teve como temática: “A importância da separação do lixo e da reciclagem” abordado junto aos alunos do Ensino Fundamental da Escola Maria de Nazaré Parente Braga, além de pais, professores e gestão pedagógica. A palestra contou com a participação de Davi Halyson, tesoureiro e administrador da Associação de catadores de materiais recicláveis da cidade de Santana do Acaraú (Acasa), que falou sobre a rotina dos profissionais da cooperativa, métodos de coleta e armazenamento do material reciclável e das dificuldades e preconceitos enfrentados pelos profissionais.
Os estudantes Danilo Vital, Francisco Valcilon, Márcia Moraes e Talys Silva organizaram e ministraram todo o evento, que teve participação intensa dos participantes. Um dos objetivos era conscientizar sobre o problema do lixão do município de Santa Quitéria e os riscos à saúde e ao meio ambiente envolvidos no descarte incorreto dos resíduos sólidos. Segundo o acadêmico Danilo Vital, “o evento foi de fato muito importante para poder repassar todo o conhecimento que adquirimos durante a disciplina. Conseguimos ensinar pessoas com pouco acesso, à importância da reciclagem e a maneira correta de separar o lixo, o que me fez acreditar em um mundo melhor na questão do lixo, de que podemos contribuir muito para frear os acúmulos de lixo descartado de forma errada”, destacou.
O Prof. Dr. Tiago Arruda ressalta o quanto este conjunto de atividades de extensão tem surtido bons frutos, tanto no desenvolvimento dos acadêmicos, quanto na conscientização das comunidades onde eles moram e desenvolvem os projetos: “Por tratarem de temas voltados ao cotidiano das comunidades, os projetos têm uma ampla aceitação por parte das pessoas que participam. É muito satisfatório ver o interesse com que os alunos organizam os eventos e como a comunidade elogia a forma como os temas são abordados. Com certeza, são ações multi e interdisciplinares que devem sempre ser desenvolvidas pela FAL para contribuir com esse tripé tão importante, que envolve além do ensino, pesquisa e extensão”, frisou.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_single_image image=”11431″ img_size=”800×600″ alignment=”center”][/vc_column][/vc_row]