A Liga Acadêmica de Anatomia Humana da Faculdade Alencarina (LAAHFAL), recebeu Menção Honrosa no II Congresso Nacional das Ligas Acadêmicas de Anatomia Humana (CONLAAH), que ocorreu nos dias 16, 17, 23 e 24 de julho de 2021. A lista foi divulgada na manhã do dia 18 de outubro. O congresso têm o apoio da International Federation of Associations of Anatomists (IFAA), do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), da Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Medicina (ABLAM), da Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Cirurgia (ABLAC).
O trabalho que recebeu menção honrosa foi um relato de experiência, submetido na área temática: Metodologia de Ensino e apresentado no dia 24 de julho, intitulado “Metodologia de Ensino utilizada na Monitoria Online de Anatomia Humana: Relato de Experiência da utilização de software 3D no ensino do Sistema Muscular”, que relatava a experiência dos membros da LAAHFAL na utilização de uma metodologia ativa na realização da monitoria online de anatomia humana, utilizando o software 3D de anatomia.
O trabalho foi orientado pela Profa. Me. Karlla da Conceição Bezerra Brito Veras, orientadora docente da LAAHFAL, e professora dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia da FAL. Constam como colaboradoras da pesquisa as acadêmicas, Francisca Ariadina Anário dos Santos e Ana Mikaela Ferreira Alves, ambas alunas do curso de enfermagem da FAL.
A Profa. Me. Karlla Veras, ressalta “obter uma Menção Honrosa com um trabalho realizado juntamente com os membros da LAAHFAL, atesta não apenas a qualidade e pertinência do conhecimento produzido na liga, mas também que os olhares diferenciados para o estudo da Anatomia Humana são fundamentais para entender e repensar a metodologia de ensino na disciplina. Entendo esse reconhecimento, portanto, como um recado de que a LAAHFAL tem muito a contribuir na transformação do ensino e aprendizado em anatomia humana, utilizando as ferramentas tecnológicas como estratégias de facilitar o ensino, permitindo uma prática pedagógica modernizada e mais conectada com os alunos”.