Diante do cenário encontrado nos hospitais em todo o mundo ao longo do último ano, no qual a pandemia de Covid-19 atinge a todos com força surpreendente, a importância do trabalho dos profissionais da saúde tem ganhado cada vez mais evidência. Dentre tantas funções essenciais à manutenção e recuperação da saúde dos pacientes, tem se destacado o papel do fisioterapeuta. O profissional apto a trabalhar nesta função contribui de forma ativa não só na recuperação da capacidade pulmonar e motora daqueles que enfrentam complicações causadas pelo vírus, mas pode, inclusive, evitar pioras cardiorrespiratórias nestes pacientes.
Se antes a relevância do atendimento em fisioterapia já era considerada importante entre os profissionais de saúde, seu papel passa a ter ainda mais destaque e reconhecimento a partir dos desafios enfrentados pela pandemia. Tal constatação é do coordenador do Curso de Fisioterapia da Faculdade Alencarina de Sobral – FAL, Prof. Me. Denis F. Guimarães.
Desde o acompanhamento da capacidade pulmonar, atendimento de enfermaria, até em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos casos mais graves e no pós-covid, Dr. Denis afirma que todo o processo ganha com a participação de um profissional fisioterapeuta qualificado. “Com a chegada da Covid-19, a fisioterapia respiratória alcançou o seu ápice de importância, e, especialmente no atual momento de uma doença que ataca o sistema respiratório, vem ganhando mais destaque e reconhecimento. Até então, entre a comunidade e até entre colegas da área da saúde, a fisioterapia motora ainda era tida como principal atuação do profissional, o que mudou a partir da necessidade iminente dos cuidados fisioterapêuticos voltados à respiração nestes tempos de pandemia”, salienta.
O reconhecimento do papel do fisioterapeuta, conforme a fala do coordenador, tem sido evidente na sociedade, o que muito orgulha o Curso e a FAL pela certeza de estarem contribuindo com a saúde das pessoas na prática, por meio da formação de excelência dos futuros profissionais.
Os conceitos e práticas da fisioterapia cardiorrespiratória são enfatizados na formação dos acadêmicos formados pela FAL, que para estarem preparados cumprem longos períodos de estágios obrigatórios nos hospitais da região. “O Curso de Fisioterapia tem professores com anos de experiência e possui laboratórios na área, localizado no Campus e Clínicas conveniadas, onde os acadêmicos estudam sobre doenças respiratórias como bronquite, asma e demais problemas no sistema respiratório, e aplicam seus conhecimentos adquiridos durante a formação. Este é um grande diferencial para que estejam seguros e preparados para momentos como os que vivemos atualmente”, comenta orgulhoso.
Atuação em diferentes situações
A evidência da profissão, conforme Dr. Denis, tem sido sentida em um momento que infelizmente é de alerta na saúde pública. A atuação do fisioterapeuta e sua importância, no entanto, de acordo com ele, não são recentes. “Com a Covid-19, as pessoas passaram a conhecer melhor a atuação do fisioterapeuta na linha de frente, mas vale salientar que o profissional fisioterapeuta sempre esteve envolvido com os cuidados na UTI de pacientes que tiveram Acidente Vascular Cerebral ou trauma cranioencefálico, pós cirúrgicos entre outras comorbidades que precisam fazer uso de ventilação mecânica ou não, internados em UTIs ou em enfermarias”, pontua o coordenador.
A partir de todo este cenário, o mercado passou a olhar a Fisioterapia de uma maneira diferente e já é possível observar uma forte tendência de procura e um aumento da valorização do profissional. Para o Prof. Denis, o momento que a Fisioterapia vive significa um marco de crescimento e reconhecimento profissional, sendo estratégico para formação na área. “O mercado de trabalho para o profissional formado é amplo, com oportunidades em diversas áreas, e motivado pelo atual momento e pelas demandas, as perspectivas para a Fisioterapia e principalmente para a área de Fisioterapia Respiratória apresentam um momento de expansão, de muitas pesquisas e descobertas de novos métodos e técnicas”, finaliza.