Acadêmicos do Curso de Direito da F5 apresentam pesquisa na I Jornada de Mediação Familiar

Nos dias 17 e 18 de agosto, estudantes do Curso de Direito da Faculdade 05 de Julho (F5) participaram da I Jornada de Mediação Familiar, que teve como tema “Desafios e possibilidades da Mediação Familiar”. Evento promovido pelo Programa Laços de Família, da Defensoria Pública do Estado do Ceará.

O evento ocorreu em primeiro momento no auditório da Defensoria Pública de Sobral e em um segundo momento na sede do Programa Laços de Família. Durante a jornada foi realizada palestra com a Dra. Rozane Magalhães (Defensora Pública do Estado do Ceará) e apresentação de trabalhos acadêmicos.

Os alunos do Curso de Direito, André Richer (7° período), Maria José (5° período), Ivo Oliveira (6° período), Flávio Nascimento (7° período) e Fabiana Gomes (5° período) apresentaram pesquisas, envolvendo a temática do evento.

A pesquisa intitulada “Programa Laços de Família: Instrumento de Efetivação dos Direitos Humanos e de Promoção da Cidadania” foi desenvolvida pelos alunos André Richer e Flávio Nascimento.

O trabalho sobre as “Práticas para a vida” foi desenvolvido pela aluna Maria José, sob orientação do professor Dr. Marcus Pinto. Para a acadêmica Maria José, “a pesquisa foi uma experiência que tivemos através da disciplina meios Consensuais de Tratamento de Conflitos, que solicitou uma gravação de um caso de conflito, onde teríamos a participação de protagonistas como mediador, comendador e as partes envolvidas. Relatamos um caso conflito religioso, onde as partes envolvidas estavam incomodadas com o barulho do vizinho. A experiência foi gratificante, tivemos a oportunidade de conhecer como se dar o procedimento de uma mediação de forma mais concreta”, finalizou.

A aluna Fabiana Gomes apresentou o trabalho intitulado “Relato de experiência da disciplina de Introdução ao Estudo do Direito”. Foi analisada a prática de mediação dentro da atividade monitoria à luz da obra Antígona de Sófocles.

O aluno Ivo Oliveira apresentou a pesquisa “Direito Sistêmico como Caminho da Solução de Conflitos no Judiciário: uma abordagem aos Conflitos Contemporâneos”, sob a orientação da professora Valéria Abreu.

O Gestor de Monitoria, Prof. Eduardo Almendra ressaltou que “na I Jornada de Mediação Familiar tivemos a apresentação de um relato de experiência fruto da monitoria, o que representa uma prática exitosa”, afirmou.