A Faculdade 05 de Julho (F5) participou no dia 07 de dezembro, da V Edição do Prêmio Destaque Universitário UNINTA 2022. A solenidade aconteceu no auditório Central Oscar Spíndola Rodrigues e contou com a presença dos Pró-Reitores, Diretores, coordenadores, docentes e acadêmicos dos cursos de todas as IES mantidas pelo Grupo AIAMIS: Centro Universitário Inta (UNINTA), Faculdade Cinco de Julho (F5), Faculdades Uninta Itapipoca, Tianguá e Fortaleza e Faculdade Ieducare de Tianguá (FIED).
Entre docentes e discentes, foi entregue, além dos troféus, uma premiação em dinheiro que totalizou cerca de R$ 30.000,00, divididos nas áreas de Ciências Exatas e Tecnológicas, Ciências Humanas e Sociais, Ciências da Saúde e Pós-graduações Lato e Stricto Sensu. Além das homenagens e entrega dos prêmios, o momento contou também com apresentações artísticas e culturais.
Nesta edição do Prêmio Universitário, a Faculdade 05 de Julho (F5) foi representada pelos estudantes dos Cursos de Direito, Enfermagem e Engenharia Civil nas categorias: Técnico-Cultural e Científico, confira abaixo as colocações:
CATEGORIA TÉCNICO CULTURAL
CURSO DE ENFERMAGEM
ACADÊMICA: Francisca Tamires Alves de Sousa – 3° Lugar, com o tema: “Anatomia Humana em Libras: Criação de Vídeo Informativo e Educacional como Estratégia de Inclusão”. O aluno recebeu um troféu e uma certificação.
ORIENTADORA: Karlla da Conceição Bezerra Brito Veras
CURSO DE DIREITO
ACADÊMICO: Silvando Carmo de Oliveira – 3° Lugar, com o tema: “Morte e Vida do Advogado – Narrativa em forma de nada”. O aluno recebeu um troféu e uma certificação.
ORIENTADORA: Maria Vânia Abreu Pontes
CATEGORIA CIENTÍFICO
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
ACADÊMICO: Francisco Gomes Ximenes Filho – 3º Lugar, com o tema “Uso da Programação no Desafio do Aprendizado da Física”. O aluno recebeu um troféu e uma certificação.
ORIENTADOR: Tyhago Aragão Dias.
CURSO DE DIREITO
ACADÊMICA: Fabiana Maria Gomes de Sousa Lima – 4° Lugar, com o tema “Só o Direito Não Basta, Precisa Ter Arte”. A aluna recebeu a certificação.
ORIENTADOR: Guilherme Balbuena Alencar Rolim.
O prêmio, idealizado pelo Chanceler e fundador do UNINTA, Dr. Oscar Spíndola Rodrigues Junior tem como objetivo contemplar discentes e docentes que se destacaram em atividades de pesquisa, extensão, inovação, cultura e artes. Para esta edição, o Prêmio trouxe como tema, “Minha Contribuição Futura, Enquanto Profissional, em Prol da Inovação Científica, Tecnológica ou Tecno-Cultural para o Meio Ambiente ou Etnia Afrodescendente ou Comunidades Indígenas ou Acessibilidade e Inclusão ou Arte e Cultura Locais ou Direitos Humanos”, privilegiando experiências de forma criativa, artística e inovadora.
Presente na solenidade, Dr. Oscar Spíndola Rodrigues Junior expressou o sentimento de gratidão para agradecer e destacar a realização de mais uma edição do prêmio. “É um incentivo que fazemos para os nossos queridos acadêmicos e docentes, eles participam desta disputa e, ao mesmo tempo, estão fazendo ciências, se preparando para um futuro mestrado ou doutorado, pois com essas pesquisas, eles podem tirar como base para o desenvolvimento de futuros projetos e estudos em nível de Stricto Sensu. É um prêmio que já é um sucesso e aproveito a oportunidade para parabenizar aqui todos que organizaram e participaram do evento”. Disse.
Em seu pronunciamento, o Magnífico Reitor do UNINTA, Prof. Daniel Rontgen Melo Spíndola Rodrigues falou sobre o propósito e o desafio na realização. “É um prêmio com um tamanho imensurável. A cada ano que passa temos o interesse em desenvolver e trazer novidades e o incentivo aos nossos estudantes, ajudando no crescimento institucional. Hoje estamos plantando para futuramente colher frutos, ou seja, todos eles estão aqui para conseguir uma vida melhor lá na frente. Este é o nosso objetivo, pensando sempre em trazer formas para o desenvolvimento dos estudos”, destacou.
A Diretora Geral da F5, Nayara Machado, destaca a importância da participação da comunidade acadêmica da F5 como de grande relevância para o incentivo à produção científica. “O Prêmio Destaque Universitário Uninta é uma política institucional de reconhecimento aos docentes e discentes que se dedicam à pesquisa e a extensão. Ficamos muito orgulhosos de ver nossos alunos sendo agraciados pelo trabalho desenvolvido aqui na F5. Estamos trabalhando para que cada vez mais possamos fortalecer as políticas de ensino, pesquisa e extensão”, destacou a Profa. Nayara Machado.