Pesquisar

F5 e UNINTA criam Grupo de Pesquisa Interinstitucional

No dia 17 de fevereiro, representantes da Faculdade 05 de Julho e o Centro Universitário Inta (UNINTA), estiveram reunidos para tratar do planejamento do Grupo de Pesquisa Interinstitucional. O grupo de pesquisa é uma iniciativa dos docentes em busca de fomentar a pesquisa nos espaços das Instituições de Ensino Superior a partir da participação de docentes, discentes e demais colaboradores. A reunião aconteceu na sede do UNINTA.

Este é um grupo de pesquisa sobre Violência e Promoção da Saúde cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do qual, pretende realizar trabalhos científicos e publicizar em periódicos para divulgar amplamente as evidências sobre violência e seus desdobramentos e a promoção da saúde desenvolvida para todos os ciclos de vida. Tem como objetivos desenvolver estudos sobre a violência, seus desdobramentos e a promoção da saúde nos ciclos de vida; fomentar a pesquisa nos espaços das instituições parceiras a partir da participação de docentes, discentes e demais colaboradores; realizar a publicação de artigos científicos provenientes dos estudos do grupo sobre violência em revistas nacionais e internacionais; efetuar ações nos espaços sociais sobre violência em busca da promoção da saúde da população em todos os ciclos de vida. O grupo realizará de reuniões mensais entre discentes e docentes nos espaços das instituições; pesquisas a partir de projetos guarda-chuva no município de Sobral e região circunvizinha; produção de materiais em veículos de comunicação sobre a pesquisa incluindo a publicação de manuscritos em revistas nacionais e internacionais; e ações de extensão como parte da pesquisa nos espaços sociais em busca da promoção da saúde.

Para o Profº. João Víctor, “este grupo é muito importante para fortalecer a pesquisa nos espaços das Instituições de Ensino Superior a partir do envolvimento de discentes, docentes e demais colaboradores, especialmente no que se refere à discussão da violência e a promoção da saúde; temas estes que se fazem relevantes para debate considerando os problemas presentes em nossa sociedade quanto ao adoecimento da população por causas externas”, destacou.

A Profª. Alanny Rocha, ressalta “o grupo já era um desejo do curso de enfermagem para alçarmos voos de grande altitude na pesquisa no Centro Universitário Inta. E, agora, contando com a parceria dos docentes da Faculdade 5 de Julho, nos sentimos mais fortalecidos para o alcance deste objetivo”, finalizou.

Estiveram presentes a Profª. Dra. Francisca Alanny Rocha Aguiar, líder do grupo e docente do curso de graduação em Enfermagem do UNINTA, a Profa. Dra. Roberlandia Evangelista Lopes Ávila, pesquisadora do grupo e docente do curso de graduação em Enfermagem da F5. Prof. Me. João Víctor Lira Dourado, técnico do grupo e docente do curso de graduação em Enfermagem da F5 e acadêmicos dos cursos de graduação da F5 e UNINTA.