Pesquisar

F5 realizou uma reunião de planejamento para as ações do F5 na Comunidade no distrito de Jordão

Na manhã desta quinta-feira, 16 de março, a Profª Isabelle Melo, Coordenadora de Extensão e Responsabilidade Social da Faculdade 05 de Julho (F5), juntamente com a Profª. Emanuelle Sales, Gestora de Estágio e o Prof. Israel Lucas de Oliveira, Gestor de Extensão do Curso de Administração, visitaram a Escola EEMTI Dr. José Euclides Ferreira Gomes Júnior no Distrito do Jordão, para tratar do planejamento do Programa ‘F5 na Comunidade’.

Na ocasião, participaram de uma reunião com o Diretor, Jackson Vasconcelos, professores e coordenadores da Escola e a Gerente do Centro de Saúde da Família, Ingrid Almeida Melo. Durante a reunião, a Profª. Isabelle Melo apresentou a proposta do Programa ‘F5 na comunidade’ para este semestre em 2023.1, que “é desenvolver ações de Extensão e Responsabilidade Social que estimulem a inserção dos acadêmicos na sociedade, permitindo o compartilhamento com a comunidade dos conhecimentos desenvolvidos nos cursos de graduação da F5. Enfatizou que o programa se propõe a ser uma atividade permanente entre os Cursos e os diversos segmentos da sociedade, apresentando soluções para a consolidação de um diálogo entre a IES e a comunidade”.

O Programa ‘F5 na Comunidade’ tem a proposta de criar projetos, cursos e oficinas, eventos e prestação de serviços funcionando como guarda-chuva de ações que serão realizadas pelos cursos de Direito, Enfermagem, Serviço Social, Psicologia, Fisioterapia, Engenharia Civil, Administração, Odontologia e Pedagogia (EAD). Serão realizadas ações gratuitas voltadas diretamente à população, desenvolvendo como prática social a inclusão daqueles que compõem a comunidade externa da faculdade, promovendo a difusão do ensino não somente dentro da faculdade, mas para além dos muros, por meio de ações sistematizadas e voltadas a questões sociais relevantes.

Nesse ano, a F5 na comunidade terá como público alvo o distrito de Jordão que é um distrito do município de Sobral, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população no ano de 2010 era de 5.012 habitantes, sendo 2.510 homens e 2.502 mulheres, possuindo um total de 1.741 domicílios particulares.

A partir da reunião realizada foi possível mapear algumas necessidades emergentes que têm surgido no cotidiano das políticas de saúde e educação, sendo acordado para o dia 23 de março o início das atividades do Programa.

O Programa F5 na Comunidade é pensado a partir de uma proposta que parte das necessidades da população com o intuito de buscar soluções para o diálogo entre a IES e a comunidade, idealizando e executando ações de maneira intersetorial e coletiva desenvolvendo assim um papel social de extrema relevância na comunidade que está localizada nos arredores da faculdade.