No dia 23 de março, a Faculdade 05 de Julho (F5) realizou uma ação do Programa “F5 na Comunidade”, que tem como objetivo desenvolver ações de Extensão e Responsabilidade Social que estimulem a inserção dos acadêmicos na sociedade, permitindo o compartilhamento com a comunidade dos conhecimentos desenvolvidos nos cursos de graduação da Faculdade 05 de Julho. O momento aconteceu na escola EEMTI Dr. José Euclides Ferreira Gomes Júnior no Distrito do Jordão, para alunos do 1º ao 3º.
Durante o momento foram realizadas oficinas e palestras com as temáticas: Saúde Sexual e Reprodutiva, Drogas e Saúde Mental. As oficinas foram realizadas pelos acadêmicos dos cursos de graduação da F5, a partir das ligas acadêmicas do GEPESE, LAAHF5, LAES e NUPESM, sob a supervisão da Profª. Isabele Rocha, Profª. Emanuelle Sales, Prof. George Luiz e Prof. Natanael Alves.
O Programa ‘F5 na Comunidade’ tem a proposta de criar projetos, cursos e oficinas, eventos e prestação de serviços funcionando como guarda-chuva de ações que serão realizadas pelos cursos de Direito, Enfermagem, Serviço Social, Psicologia, Fisioterapia, Engenharia Civil, Administração, Odontologia e Pedagogia (EAD). Serão realizadas ações gratuitas voltadas diretamente à população, desenvolvendo como prática social a inclusão daqueles que compõem a comunidade externa da faculdade, promovendo a difusão do ensino não somente dentro da faculdade, mas para além dos muros, por meio de ações sistematizadas e voltadas a questões sociais relevantes.
Segunda a Coordenadora de Extensão e Responsabilidade Social da F5 Prof. Isabelle Melo: “O programa se propõe a ser uma atividade permanente entre os Cursos e os diversos segmentos da sociedade, apresentando soluções para a consolidação de um diálogo entre a IES e a comunidade. Essa é apenas a primeira ação do Programa que abrirá um leque de outras ações na Comunidade do Jordão. A parceria do Programa com a Escola Dr. José Euclides Ferreira Gomes Júnior foi executado com grande êxito e tudo isso se deve à relação entre a faculdade e a gestão da escola, bem como com a gestão do Centro de Saúde da Família e os líderes comunitários do distrito do Jordão”.