Pesquisar

Estudantes do Curso de Psicologia da F5 visitam Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) e Casa da Mulher Cearense, em Sobral

No dia 12 de abril de 2023, os acadêmicos da disciplina de Estágio Básico I – Áreas de atuação, do Curso de Psicologia da Faculdade 05 de Julho (F5), visitaram o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) e Casa da Mulher Cearense, em Sobral.

Na visita ao CAPS AD, os acadêmicos foram acolhidos pela Psicóloga Leila, que apresentou os serviços ofertados, as formas de encaminhamento, às atividades executadas, bem como, os desafios encontrados pelos profissionais nesta instituição. Relatou que o público que mais procura os serviços do CAPS AD são adultos do sexo masculino e que há parcerias com outros pontos da rede de saúde mental.

Sobre Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD)
Este serviço oferece atendimento às pessoas, que apresentam sofrimento decorrente do uso abusivo de crack, álcool e outras drogas, onde é realizado o acompanhamento com objetivo de uma reinserção social e o fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Conta com uma equipe multidisciplinar, composta por médico clínico, psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, enfermeiro e educador físico.

Já na Casa da Mulher Cearense, o grupo foi recebido pela equipe de atendimento psicossocial e administrativo que nos explicou como funciona a casa, os serviços ofertados, o fluxo de atendimento e acompanhamento das mulheres vítimas de violência. O serviço conta com a delegacia da mulher, defensoria pública, ministério público, atendimento psicossocial, oficinas de geração de emprego e renda. A equipe desenvolve um trabalho de prevenção, promoção e cuidado com relação às violências que a mulher pode sofrer em nossa sociedade.

Casa da Mulher Cearense
Atua com rede de proteção e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência. Sob coordenação da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), as Casas dispõem de serviços especializados e integrados para atender diversas situações e auxiliar as mulheres na quebra do ciclo da violência.

Os equipamentos contam com uma equipe multidisciplinar, composta por mulheres que por meio do acolhimento com assistentes sociais e psicólogas e do atendimento integrado com os órgãos da Justiça, promoção da autonomia econômica e casa de passagem trazem novas perspectivas para as mulheres em situação de violência.

Os acadêmicos foram acompanhados pela Profª. Ma. Ana Mara Melo na visita ao Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) e com o Prof. Me. Annielton Borges, na Casa da Mulher. Nas palavras da Profª. Ana Mara “Agradecemos a todos os profissionais que foram tão receptivos, aos nossos acadêmicos e professores e contribuíram à formação do conhecimento dos nossos alunos nos âmbitos das práticas Psis”.