Pesquisar

Cerimônia do Jaleco marca momento importante para estudantes do Curso de Odontologia da F5

No dia 20 de junho, a Coordenação do Curso de Odontologia da Faculdade 05 de Julho (F5), realizou a primeira Cerimônia do Jaleco, para estudantes do 1º período do curso. A solenidade aconteceu no Auditório Profª. Eliana Aragão, Anexo B, do Centro Universitário Inta (UNINTA).

A Cerimônia do Jaleco é uma celebração tradicional que acontece em diversas universidades pelo Brasil e em outros países, com o propósito de ensinar os calouros como utilizar o EPI da maneira correta, simbolizando o caminho da jornada de cada futuro profissional Odontólogo, sendo um momento para pensar sobre a importância de formar novos profissionais para cuidar da saúde da população, comprometendo-se a cumprirem suas obrigações com responsabilidade e respeito.

A Coordenadora do Curso, Profª. Me. Larissa Pontes destacou que “o Jaleco é, basicamente, um Equipamento de Proteção Individual (EPI) para profissionais de saúde. Mas, além disso, a peça também é uma marca universal para esses profissionais, onde se engana quem acha que seu uso é uma tradição antiga, pois o uso do Jaleco é algo relativamente recente na cultura da saúde. Os primeiros jalecos usados em laboratórios possuíam a cor bege. O jaleco branco só surgiu e virou norma por volta do final do século XIX, quando se descobriu a necessidade de assepsia em procedimentos cirúrgicos e foi constatado que muitas doenças eram transmitidas por meio da vestimenta contaminada. Essa cor, também representava a bondade, a limpeza e a tranquilidade”, completou.

A mesa de abertura foi composta pela Diretora Geral da F5, Profª. Me. Francisca Lopes e o Coordenador do Curso de Administração, Benedito Andrade (Representando os demais cursos da F5) e a Coordenadora do Curso de Odontologia da F5, Profª. Me. Larissa Pontes Magalhães.

Durante o evento, houve a vestimenta do jaleco, os alunos realizaram homenagens a Turma de Odontologia, conduzida pela acadêmica Rosilene Alves Oliveira, e a homenagem aos pais, ficou a cargo da acadêmica Marielly da Silva Duarte. Em seguida, aconteceu o juramento ao jaleco, com a palavra da Líder de Turma, Suianny do Nascimento Gaspar.

Durante a homenagem, a estudante Rosilene Alves, destacou “a nossa maior glória não reside no fato de nunca cairmos, mas sim em levantarmo-nos sempre depois de cada queda, essa frase do escritor Oliver Goldsmith resume a trajetória de muitos de nós aqui presentes, quem está aqui hoje já enfrentou muitas batalhas, já teve que renunciar a muitas coisas, todo dia quando entro na sala de aula e olho ao redor eu vejo várias histórias e várias barreiras desbravadas, e tenho um imenso orgulho de ter pessoas assim perto de mim pessoas em que a idade não importa para realizar um sonho, pessoas que mesmo cansadas de passar 8 horas árduas na faculdade em aula, e de diante de todas essas pedras encontradas no caminho estão aqui, lutando pelo que desejam e que sonham. E os sonhos precisam de persistência e coragem para serem realizados”, indagou.

Nas homenagens aos pais presentes, a estudante Marielly Duarte, em sua fala, frisou “não é tarefa fácil colocar em palavras o que gostaríamos de dizer àqueles que nos deram a vida, em um dia especial como o de hoje. Nada do que está acontecendo hoje seria possível se não fosse por vocês, pais e mães. A presença de vocês, perto ou longe, pais de coração, de alma ou de sangue foi muito importante. Tudo o que somos hoje devemos a vocês: nossos primeiros professores e primeiros heróis.

No final da solenidade a Profª. Me. Larissa Pontes, ainda destacou “o momento da cerimônia simboliza o caminho da jornada de cada futuro profissional odontólogo, sendo uma ocasião para pensar sobre a importância de formar novos profissionais para cuidar da saúde da população, comprometendo-se a cumprirem suas obrigações com responsabilidade e respeito. Meus queridos alunos, desejo que aproveitem essa jornada!”.