Na noite desta segunda-feira, 9 de outubro de 2023, ocorreu o Prêmio Destaque Universitário Chanceler Dr. Oscar Spíndola Rodrigues Junior, Edição 2023. O evento tem como objetivo premiar os méritos dos discentes e seus respectivos orientadores dos cursos de graduação (presenciais e em EaD) e de pós-graduações Lato sensu e Stricto sensu elencados no Anexo 01 das Instituições participantes, incluindo o Centro Universitário Inta – UNINTA, a Faculdade 05 de Julho – F5, a Faculdade Uninta Itapipoca, a Faculdade Ieducare – FIED, a Faculdade Uninta Tianguá e a Faculdade Uninta Fortaleza. O prêmio reconhece aqueles que se destacam em atividades de pesquisa, extensão/inovação e técnico-cultural, incentivando a participação ativa dos discentes na implementação da iniciação científica e promovendo uma cultura de autoavaliação e reflexão sobre sua prática acadêmica, com foco em princípios éticos, solidariedade, sustentabilidade e responsabilidade social.
Adonias Aragão, bolsista de Iniciação Científica da F5 e estudante do curso de graduação em enfermagem, e o professor João Víctor Dourado, do curso de graduação em enfermagem, foram agraciados com o troféu na categoria prata. O projeto intitulado “Vida e Morte Nordestina” foi submetido na categoria Técnico Cultural como uma produção audiovisual. O vídeo de curta-metragem busca retratar a realidade da população nordestina e suas lutas no sertão semiárido. O objetivo era destacar a riqueza humana e cultural dessa região e enfatizar a perseverança e a fé do povo nordestino diante das adversidades.
O professor João Victor Lira Dourado expressou sua alegria pelo reconhecimento do trabalho realizado e destacou a importância da premiação como motivação para o desenvolvimento de novos projetos na instituição. “ Inicialmente, ter sido um dos finalistas junto com o Adonias frente ao trabalho realizado foi uma grande alegria para nós como parte do reconhecimento do trabalho realizado e, ao final ter recebido o troféu prata no evento foi de grande alegria e motivação para o desenvolvimento de novos trabalhos na instituição. A premiação é parte de um reconhecimento de nosso trabalho pela instituição que motiva ainda mais nossas atividades acadêmicas” Disse.
Em seus 24 anos de existência, a Uninta se estabeleceu como referência em Educação Superior no Estado do Ceará e também além de suas fronteiras, especialmente na modalidade EaD.