Pesquisar

Ação educativa do curso de Enfermagem na Boulevard do Arco, com foco no Carnaval

 

 

Com a proximidade do carnaval, as campanhas de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) são intensificadas a fim de conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde durante a folia e de estimular o uso de preservativos. No entanto, é importante reiterar que a precaução deve persistir durante todo o ano. A camisinha é o método contraceptivo mais barato e de fácil acesso, com distribuição gratuita nos postos de saúde, além de evitar a transmissão de doenças como Aids e sífilis.

No dia 7 de fevereiro, o Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão Saúde na Escola (GEPESE) e o Grupo de Violência e Promoção da Saúde (GVPS) do curso de Enfermagem da F5 realizaram uma ação focada na promoção da saúde coletiva masculina. A atividade aconteceu na boulevard do arco e contou com a participação de toda a comunidade acadêmica do curso de Enfermagem da F5.

Essa iniciativa se destaca como um importante esforço para promover a saúde e prevenir doenças, especialmente durante o período carnavalesco, quando se observa um aumento nos casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e gravidez indesejada.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde (MS), o Brasil registrou anualmente uma média de 40 mil novos casos de Aids nos últimos cinco anos. E no período compreendido entre 2010 e junho de 2017, foram contabilizados 342.531 casos de Sífilis Adquirida – transmitida através de relação sexual desprotegida.

Assim, a ação teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância do autocuidado e da prevenção, enfatizando o uso do preservativo. O professor Me. João Victor Dourado destacou a relevância dessa ação para informar a comunidade e esclarecer tabus relacionados à saúde masculina.