No último dia 29 de fevereiro, a Coordenação Institucional de Extensão e Responsabilidade Social da Faculdade 05 de Julho, sob a gestão da Professora Isabelle Melo Rocha, realizou uma formação destinada aos professores dos cursos de Enfermagem, Odontologia e Direito. O temacentral abordado foi a Curricularização da Extensão, em conformidade com a Resolução CNE/CES nº 7, homologada em dezembro de 2018, que regulamenta as atividades de extensão na educação superior brasileira.
A partir da promulgação desta resolução, as instituições de educação superior (IES) têm a obrigação legal de promover a curricularização da extensão. Esta medida está alinhada às estratégias delineadas no Plano Nacional da Educação (PNE) 2014-2024, visando, assim, aumentar o número de matrículas na educação superior.
No entanto, os esforços para fomentar a extensão acadêmica vão além do cumprimento de uma exigência legal. Além de situar o ensino como um catalisador de mudança social, a curricularização da extensão pode melhorar significativamente o engajamento dos alunos e servir como uma estratégia eficaz de marketing educacional.
Essa formação representa um passo importante na preparação dos docentes para integrarem a extensão de forma eficaz em seus currículos, promovendo uma educação mais abrangente e alinhada às demandas da sociedade. A Faculdade 05 de Julho reafirma seu compromisso com a qualidade do ensino e a responsabilidade social, buscando sempre inovações que contribuam para o desenvolvimento integral de seus alunos e para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.