Docente do Curso de Direito da F5 tem artigo publicado no Estadão e destaca o combate ao racismo na Agenda 2030

O Prof. Dr. Marcus Pinto, docente do Curso de Direito da Faculdade 05 de Julho (F5) e pesquisador vinculado ao programa PET-Saúde, teve seu artigo intitulado “Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 18 em um mundo racista e discriminatório” publicado no portal do jornal Estadão, um dos mais tradicionais veículos de comunicação do país.

Com atuação como mediador de conflitos (NUPEMEC/TJ-CE) e advogado, o docente é Doutor em Direito Constitucional e possui pós-doutorado pela Universidade de Brasília (UnB), em parceria com a FLACSO Brasil. Além de lecionar na F5, também é coordenador do Mestrado Profissional em Direito do UNINTA e membro-fundador do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais (IBDCult).

No Brasil, criou-se a imagem mítica da cordialidade inerente ao povo brasileiro que, em algumas questões, já se comprovou não corresponder à realidade do dia a dia da vidacaso do racismo. Assim, o que se tem constatado é que o racismo está presente e atuante na estrutura do Estado brasileiro, que diuturnamente viola direitos das pessoas negras, inclusive os previstos na Constituição Federal. Daí a importância de se trabalhar esta temática nas instituições públicas e privadas, e na sociedade como um todo.”, destacou o Prof. Dr. Marcus Pinto.

No artigo, o professor Marcus aborda a importância do 18º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 18), uma proposta brasileira que visa integrar a promoção da igualdade étnico-racial à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa representa um avanço no enfrentamento ao racismo estrutural, buscando alinhar as políticas públicas nacionais aos princípios do desenvolvimento sustentável e dos direitos humanos.

A Agenda 2030 foi construída com base em décadas de debates sobre o desenvolvimento sustentável e, com a incorporação do ODS 18, o Brasil reforça seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e equitativa.

Acesse o artigo completo publicado no Estadão:
https://www.estadao.com.br/politica/blog-do-fausto-macedo/objetivo-do-desenvolvimento-sustentavel-18-em-um-mundo-racista-e-discriminatorio