No dia 9 de maio os estudantes do curso de Enfermagem da Faculdade Alencarina (FAL) participaram da XI Jornada enfermagem do Centro Universitário Inta (UNINTA) e FAL. Os acadêmicos Robson da Costa Almeida, Alana Cavalcante Lima, Leudilane Lira Rocha e Gessik Koller Dantas Gomes apresentaram o trabalho científico que abordou o tema “Idosos e depressão: perfil Epidemiológico em uma região do Norte do Ceará”. A atividade foi realizada na sede do UNINTA e contou com centenas de participantes.
Sobre a experiência, o acadêmico Robson da Costa Almeida relata sua vivência como participante na XI Jornada. “Foi uma satisfação apresentar o trabalho. Apesar do nervosismo, deu tudo certo. Ser elogiado pela banca devido o assunto abordado, pela estrutura e forma de apresentação e, tudo isso sem nenhuma observação… Nossa! Foi uma vitória. Não só para mim, mas também para minhas colegas do curso da FAL, o Núcleo de Pesquisa em Saúde Mental (NUPeSM), e nossa coordenadora, Profa. Roberlandia Lopes. E ainda, ser citado pela banca durante a avaliação de outro trabalho e receber os parabéns novamente ao final de todas as apresentações. Ah! Não tem preço. Obrigada pela oportunidade. Foi única”, comentou o estudante do curso de enfermagem da FAL.
A coordenadora do curso de Enfermagem, profa. Dra. Roberlandia Lopes ressaltou que “os alunos do curso de enfermagem da FAL, são incentivados desde o primeiro semestre a participarem de atividade de pesquisa. Essa modalidade é fundamental para desenvolvimento da aprendizagem, uma vez que, trabalhamos com a prática baseada em evidências. Assim, ficamos muito felizes, pois esse prêmio representa que estamos no caminho certo, ou seja, na direção de uma formação reflexiva.”
O curso de Enfermagem da FAL, prima pelo tripé universitário, entre eles: a iniciação à pesquisa. Uma ação que facilita a aprendizagem baseada em evidência.