Curso de Direito inaugura Laboratório de Tecnologia Jurídica

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

No dia 03 de junho, o Curso de Direito da Faculdade Alencarina de Sobral (FAL) inaugurou, em parceria com a Diretoria de Inovação Pedagógica, o Laboratório de Tecnologia Jurídica, na plataforma Ecossistema de Aprendizagem. A nova ferramenta busca construir o processo de ensino e pesquisa atrelado à inovação e preparar o aluno para a realidade do campo jurídico.

De acordo com a profa. Vânia Pontes, o projeto utiliza de diversas maneiras as novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, como instrumento de conhecimento complementar ao desenvolvimento de novas competências e habilidades. “O ensino jurídico com auxílio da Aprendizagem Invertida e das novas tecnologias transforma e reorganiza as atividades realizadas pelos professores e alunos em sala de aula, bem como este processo impacta diretamente a formação jurídica no Brasil”, ressaltou.

O professor Dr. Marcus Pinto destaca que “a apresentação do Laboratório no Ecossistema de Aprendizagem da FAL foi para os alunos do Curso de Direito da FAL um sucesso, tanto no sentido de aprendizagem inovadora, conhecimento da estrutura do ecossistema e funcionamento, como interação entre alunos e professores”.

Saiba onde as tecnologias podem ser aplicadas no Direito

As novas tecnologias surgem no campo jurídico como demandas, ou seja, sendo apresentadas como objetos de análise para o Poder Judiciário. A Justiça passou a debater e decidir questões de direito envolvendo práticas tecnologizadas, a exemplo, uso de bots para impulsionamento de conteúdo durante as eleições ou mesmo na esfera administrativa regulatória/sancionadora. O advento da Regulação da internet (Lei n.º 12.965/2014), da proteção de dados pessoais (Lei n.º 13.709/2018) e da Internet das Coisas, cujo Plano Nacional da Internet das Coisas foi lançado em 2018 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações. Outro exemplo dessa inserção da tecnologia é o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) Digital, que sob avanços e desafios executa atualmente atendimento virtual e presencial.

Os operadores do Direito e organizações da seara jurídica vêm vivenciando o impacto das novas tecnologias no cotidiano. Hoje, muitos processos judiciais são digitais, podendo o advogado consultá-los de qualquer lugar com acesso à internet pelos computadores, celulares, etc.

[/vc_column_text][vc_gallery interval=”3″ images=”5879,5880,5881″ img_size=”640×480″ onclick=””][/vc_column][/vc_row]