A coordenação e a gestão pedagógica do curso de Enfermagem da Faculdade Alencarina (FAL) promoveram, nos dias 23 e 25 de agosto, na sede da instituição, um momento do Ciclo Formativo em Ensino da Enfermagem, a fim de discutir as atividades dirigidas ao ensino, nos diversos componentes curriculares do semestre letivo.
O momento contou com a participação dos professores de enfermagem e do Prof. Dr. João José Fonseca, da Diretoria de Inovação Educacional do Centro Universitário do Inta (UNINTA), que aproveitou a ocasião para apresentar a proposta de inovação tecnológica denominada ‘Aprendizagem Invertida’. A iniciativa, presente na plataforma ‘Ecossistema de Aprendizagem’, tem como objetivo inovar o ensino na graduação em Enfermagem.
Para a Profa. Ma. Karla Veras, “a realização do Ciclo Formativo foi extremamente importante para os professores, onde puderam conhecer o Ecossistema de Aprendizagem, que é um ambiente virtual de estudo que irá fortalecer o aprendizado dos estudantes do curso de graduação em enfermagem, onde os estudantes poderão realizar as atividades dirigidas de disciplinas do curso através das metodologias ativas, como a realização de atividades através da ferramenta ‘Aprendizagem Invertida’ ”, comentou.
De acordo com a coordenadora interina do curso de Enfermagem, Profa. Me. Sara Cordeiro Eloia, “a valorização das tecnologias educacionais na FAL, apresenta-se com o intuito de promover a reflexão dos alunos sobre os conteúdos abordados em sala de aula, estudando novas formas que melhorem suas atitudes e indiquem caminhos para um novo modelo de ensino-aprendizagem, devido à informação, formação continuada e comunicação dos docentes com os discentes através da informática educativa, apresentando-se como uma dimensão positiva no ato de formação dos nossos estudantes”.