No dia 17 de outubro, o Prof. Me. Marco César, do curso de Direito da Faculdade Alencarina de Sobral (FAL), participou da palestra do Filósofo Francês Gilles Lipovetsky, uma das principais vozes mundiais nos estudos sobre consumo e hipermodernidade. O evento aconteceu em Fortaleza-CE.
O momento representou uma troca de conhecimento sobre temas contemporâneos, iniciando com a palestra de Lipovetsky sobre “A Sociedade da Sedução: emoção, mídias e economia”, que procurou discutir o consumo para além da grandeza, como algo fundamental para contemplar as necessidades básicas humanas. Nesta perspectiva, Lipovetsky discutiu a questão dos papéis das instituições sociais e governos na caracterização da “hipermodernidade”, que apresentam marcas do pensamento individualista, do desencantamento com as ideologias e do culto ao prazer próprio de uma sociedade apática do ponto de vista dos valores da condição humana.
O Prof. Me. Marco César destaca que “o filósofo Lipovetsky falou do conceito de capitalismo da sedução, explorando os fenômenos contemporâneos do fetichismo dos objetos de consumo e do aprisionamento do sujeito pelos vínculos sentimentais. Ao comprar um objeto, o uso ou serventia dele pouco importa. Aparece mais a função simbólica que a mercadoria pode conferir”, relatou.