No dia 11 de outubro, uma turma de acadêmicos do curso de Direito da Faculdade Alencarina (FAL) apresentaram, pela primeira vez, seus projetos de pesquisa no XXI Encontro de Iniciação Científica da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). As apresentações aconteceram no Espaço João Batista Frota, campus Betânia, em Sobral-CE.
Os alunos apresentaram seus objetos de estudo e os resultados pretendidos. As propostas foram acompanhadas pelo coordenador do Curso de Direito da FAL, professores orientadores e avaliadores das instituições.
Para o Prof. Dr. Marcus Pinto, “trata-se do aprendizado de uma linguagem que o aluno não está acostumado. É um processo gradativo em que o colegiado do curso tem procurado, dentro das disciplinas, levar o aluno a entender os seus objetos de estudos e a metodologia dos trabalhos em andamento, para que possam mergulhar, cada vez mais, no universo da pesquisa”.
A Profa. Ma. Vânia Pontes ressalta que “nem todas as faculdades privadas desafiam os seus alunos a desenvolverem pesquisa ainda nos primeiros semestres do curso, com o volume de propostas aprovadas e apresentadas no XXI Encontro de Iniciação Científica da UVA. Nós tivemos alunos com artigos produzidos na área de Direito Civil, sobre a temática indígena, metodológica e social, o que mostra o quanto o nosso trabalho de incentivo à pesquisa tem sido importante, sendo aprovado e apresentado em encontros de tradição científica que reúne trabalhos de estudantes de diversas instituições. O Encontro possibilitou intercâmbio de saberes, bem como permitiu que os alunos ganhassem uma maior visibilidade dentro da comunidade acadêmica pela forma aprofundada e engajada que apresentaram os seus projetos”, afirmou.
“O projeto do nosso curso de Direito objetiva desenvolver no discente um perfil de excelência, através da produção do conhecimento por meio não só do ensino, mas da pesquisa e da extensão. Incentivamos nossos alunos a produzirem novos conhecimentos desde o início do curso. Assim, a participação dos alunos no Encontro de Iniciação Científica da UVA revela o quanto o ensino jurídico da FAL tem se preocupado com a produção de pesquisa como instrumento fundamental à formação na contemporaneidade”, relatou a Profa. Esp. Rafaela Dantas.