Docentes do Direito participam de capacitação sobre Metodologias Ativas em sala de aula

O curso de Direito da Faculdade Alencarina de Sobral (FAL), pautado na inovação pedagógica, realizou, no dia 26 de novembro, em parceria com a Diretoria de Inovação Pedagógica, uma reunião sobre o andamento das Atividades Dirigidas que complementam a formação dos estudantes. Na ocasião, os professores tiveram uma formação sobre a importância das Metodologias Ativas com uso de recursos tecnológicos, bem como sobre os processos de Aprendizagem Invertida no Ensino Superior como uma forma de alargar a formação dos acadêmicos.

A coordenação acredita na educação jurídica pela inovação pedagógica, com o propósito de descomplicar o conhecimento jurídico e torná-lo cada vez mais acessível aos alunos, fazendo também com que possam usar os recursos tecnológicos de forma estratégica durante o processo de aprendizagem na graduação, bem como na condição de futuros operadores do direito, que terão contato com os mais ecossistemas jurídicos da era do processo digital.

A Gestora Pedagógica do curso de Direito, Profa. Vânia Pontes ressalta que “quando utilizamos uma cultura de aprendizagem invertida com apoio em metodologias ativas, o foco é voltado, principalmente, para ensinar todos os alunos de forma significativa, desenvolvendo novas habilidades tão importantes em cada um e garantindo que todos possam aproveitar ao máximo todas as informações repassadas dentro e fora da sala de aula”, destacou.

O curso de Direito da FAL iniciou em 2019.1 o projeto piloto do Laboratório de Tecnologia Jurídica, com o objetivo de trabalhar conteúdos complementares a partir do uso da plataforma do Ecossistema de Aprendizagem Invertida, que permite o desenvolvimento de todas as atividades acadêmicas reais ou simuladas desenvolvidas nas disciplinas de cada período, de forma completamente inovadora e pioneira na Região Norte. O desenvolvimento do Ecossistema pela Diretoria de Inovação pedagógica da FAL e o gerenciamento das atividades pelos professores do curso, assim como o acompanhamento dos estudos de casos pelos alunos ocorrem em sala de aula e virtualmente.

Além de facilitar a dinâmica de ensino e aprendizagem para além da sala de aula, o Ecossistema viabiliza a produção de instrumentos que geram evidências para as avaliações complementares das Atividades Dirigidas propostas por cada uma das disciplinas do curso. Com isso, “o Ecossistema contribui para formação mais alargada dos conhecimentos jurídicos, além de ser considerado uma prática pedagógica inovadora e exitosa dentro do Curso de Direito da FAL”, afirma o Prof. Dr. Marcus Marcus.

“Toda a flexibilidade na realização e no gerenciamento das Atividades Dirigidas dentro do Ecossistema possibilitam um maior acompanhamento por parte dos professores com relação às habilidades e competências individuais dos alunos, que passam a serem acompanhados não só presencialmente em sala de aula, mas em tempo real a um só clique”, completou o coordenador.