O Núcleo de Pesquisa e Extensão em Saúde Mental (NUPeSM), entidade acadêmica pertencente à Faculdade Alencarina de Sobral (FAL) e ao Centro Universitário Inta – UNINTA, produziu uma série de artigos científicos sobre diversos temas referidos à saúde mental no contexto contemporâneo. Os textos foram publicados na revista Formar Interdisciplinar, publicação científico-acadêmica do UNINTA e das suas instituições vinculadas.

Ao todo, foram seis os artigos redigidos pelo NUPeSM, cujos títulos abordam “O vínculo como suporte no tratamento em saúde mental”; os “Desafios de pesquisadores acerca da coleta de informações no setor de urgência e emergência”; “A percepção do enfermeiro acerca da sua identidade profissional”, a “Saúde mental dos enfermeiros da atenção básica”, “As condutas de enfermagem em uma unidade de internação psiquiátrica e o uso da teoria de Peplau” e a “Comunicação terapêutica entre enfermeiro-paciente-família em uma unidade de internação psiquiátrica”.

A revista Formar Interdisciplinar faz parte do sistema Qualis da CAPES desde a avaliação quadrienal de 2017. Seu caráter é inter/trans/multidisciplinar e possui uma periodicidade semestral, seguindo as diretrizes da CAPES e dos seus indexadores, tendo como finalidade a divulgação de artigos científicos sobre pesquisas originais, notas de leituras e técnicas e, sob convite, artigos de revisão e relatos de experiências.

A coordenadora do NUPeSM, Professora Roberlândia Lopes, destaca que “o núcleo tem incentivado os membro a iniciação/produção científica, e a tendência é ampliar as produções, uma vez que, atualmente, o grupo também conta com mestrandos, orientandos do programa de Saúde da Família da Universidade Federal do Ceará”.

Acesse as edições da revista Formar Interdisciplinar: http://uninta.vc/revistaformar