COVID-19: “Projeto Canal Aberto” é desenvolvido pelo curso de Enfermagem com orientações para a pandemia

O curso de Enfermagem da Faculdade Alencarina (FAL), assumindo sua responsabilidade social e pensando na saúde mental dos acadêmicos e da comunidade sobralense em tempos da COVID-19, lançou o “Projeto Canal Aberto”. O projeto visa discutir junto à comunidade assuntos de saúde relacionados às consequências da pandemia. Trata-se também, de uma ação de responsabilidade social e, se utiliza da Webinar – uma conferência online com intuito educacional.

O projeto desenvolveu a sua primeira edição, no dia 20 de abril, com a temática “Redes de apoio em tempos de distanciamento social”, com a Psicóloga Andrine Albuquerque, especialista em Saúde Mental. O segundo momento, aconteceu dia 14 de maio, com o tema “Violência contra mulher em tempos de Isolamento social”, conduzido pela Pedagoga, Ana Ivna Alves, Gerente do Centro de Referência da Mulher Ana Soraia Silva Galdino, em Sobral-CE.

Para a Profa. Dra. Roberlandia Lopes, coordenadora do curso de Enfermagem da FAL, “o projeto exerce a função social da IES e, cumpri com zelo a extensão. Então, os momentos não tiveram o fundamento de palestra. Eles foram desenvolvidos como um espaço de ausculta, de diálogo e, especialmente de orientação sobre fluxos e cuidados ofertados pela própria IES e serviço de saúde as pessoas que estariam vivenciando essa doença social, no caso da violência e, o sofrimento mental, fruto do distanciamento por conta da COVID-19”, ressaltou a docente.

As duas edições contaram com a participação, aproximadamente, de 45 pessoas, entre, estudantes da IES, colaboradores e demais membros da comunidade acadêmica.