Na noite de 19 de novembro, foi realizada no pátio externo da Faculdade Alencarina (FAL) a I Cerimônia de Iniciação às Vivências Práticas do curso de Enfermagem. O evento seguiu o protocolo de saúde de cuidado e prevenção à Covid-19 e teve liberação da Comissão Interna de Biossegurança (CIBio).
Participaram do evento o Prof. Me. Paulo Henrique Alexandre de Paula, da Diretoria de Estágios do Centro Universitário Inta (UNINTA); Profa. Me. Claudia Costa, da Diretoria Acadêmica, a Profa. Dra. Roberlandia Lopes, coordenadora do curso de Enfermagem; a Profa. Me. Fabiene Parente, gestora de Estágios; a Profa. Me. Emanuella Sales, a Profa. Karlla Veras, os estudantes de Enfermagem e seus familiares.
Durante o evento, os alunos realizaram uma homenagem à Profa. Me. Emanuelle Sales e aos demais docentes. Houve também a entrega do jaleco e dos crachás de estágios, na qual a Profa. Fabiane Parente explicou sobre as normas das vivências e práticas de estágios, além do cuidado e zelo com o campo.
A professora Roberlandia Lopes define como “um momento único. Um momento em que os alunos adentram o campo e começam a trilhar sua vida profissional. Estamos muito felizes com essa conquista e com esse momento”.
Em depoimento, a estudante e representante da turma Leudilane Lira falou aos colegas de sala. “Eu sei que vocês, assim como eu, algum dia pensaram em desistir, e muitos dos nossos colegas alguns deles, se deixaram levar por esse pensamento, o pensamento da desistência, mas nós estamos aqui hoje, na primeira etapa da nossa formação. Eu sei que muitas experiências ainda iremos vivenciar e gostaria de agradecer por essa noite, primeiramente a Deus, que nos presenteou com o dom da vida e com o seu fôlego da vida nos deu a oportunidade de estarmos aqui hoje, e agradecer também aos nossos queridos professores pelos ensinamentos compartilhados”.
A Profa. Karlla Veras estendeu a palavra aos estudantes presentes. “Façam tudo com amor a profissão. Vocês irão, daqui a 3 anos, achar um mundo super competitivo de profissionais. Vocês já estão vendo isso hoje, mas eu sempre digo para os meus alunos, vocês são os melhores, façam tudo com amor, mostrem que vocês vieram pra ficar, mostrem que vocês são grandes enfermeiros e é para isso que nós professores estamos preparando todos vocês”, destacou.