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Alunos de Psicologia iniciam intervenções no Centro Socioeducativo Dr. Zequinha Parente

Seguindo a proposta de curricularização da extensão universitária, o Curso de Psicologia da F5, por meio da disciplina “Psicologia, Educação e Sociedade”, está promovendo a inserção em campo dos seus discentes. Essa iniciativa visa proporcionar uma formação prática essencial, ao mesmo tempo em que devolve à comunidade os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Como parte dessa iniciativa, os alunos visitaram o Centro Socioeducativo Dr. Zequinha Parente, marcando o início de uma inserção longitudinal que se estenderá ao longo do semestre. Essa abordagem busca fortalecer a conexão entre o espaço socioeducativo, os estudantes e a Instituição.

Durante o mês de setembro, os alunos se dedicarão à promoção da saúde mental no âmbito da campanha do Setembro Amarelo, abordando temas como a elaboração do sofrimento, a valorização da vida e o contato com a ideia de saúde mental. Essas atividades são essenciais para ampliar a conscientização e oferecer suporte aos jovens atendidos pelo Centro.

Em novembro, a proposta é trabalhar o Projeto de Vida, uma iniciativa que, segundo o Ministério da Educação (MEC), visa “ter consciência da responsabilidade de cada um em sua atuação social, descobrindo-se a si mesmo, aos outros e ao meio em que vive”. Ao abordar o Projeto de Vida com um público vulnerável, os alunos terão a oportunidade de ouvir as histórias e perspectivas desses jovens, ajudando-os a planejar suas trajetórias futuras de forma realista e inspiradora.

A primeira intervenção ocorreu no dia 03 de setembro, quando os alunos, acompanhados pela professora Vanessa Cunha Santiago, visitaram o Centro Socioeducativo. Segundo a Prof. ª , “a intervenção faz parte do diálogo sobre psicologia, educação e sociedade, permitindo um intercâmbio valioso com os jovens atendidos pelo Centro”.

Essa experiência prática é uma oportunidade única para os alunos aplicarem o conhecimento acadêmico em contextos reais, promovendo um impacto positivo tanto na formação dos discentes quanto na vida dos jovens atendidos.