F5 oferta Bolsas de Graduação ao Sistema Socioeducativo de Sobral

No dia 28 de agosto, às 13h30, a Faculdade 05 de Julho (F5) realizou a entrega de seis bolsas de graduação na modalidade EAD para jovens do sistema socioeducativo de Sobral. A cerimônia, realizada no Auditório Sesi/Senai, contou com a presença da Diretora da Faculdade, Prof.ª Nayara Machado Melo Pontes, que oficializou a entrega das bolsas à Juíza da Vara da Infância e Juventude, Dra. Kathleen Kilian. O evento, denominado “Diálogos: Aprendizagem no Sistema Socioeducativo”, também destacou uma exposição das artes produzidas pelos jovens socioeducandos.

Durante o evento, diversas apresentações abordaram o funcionamento e os desafios do sistema socioeducativo. Entre os destaques, estiveram uma exposição do Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF) e a participação da rede intersetorial que integra o programa Diálogos. Representantes de instituições como SEAS, Justiça do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Superintendência do Trabalho, CIEE, Sesi, Senai, Senac e Primeiro Passo também marcaram presença.

O encontro culminou com a assinatura de uma Carta Aberta de Compromisso com o Sistema Socioeducativo, que tem como objetivo estreitar os laços entre empresários do município e o programa de jovem aprendiz. A carta busca sensibilizar o setor empresarial sobre a importância de destinar cotas para jovens egressos do sistema socioeducativo, promovendo a inclusão desses jovens no mercado de trabalho e ampliando suas oportunidades de emprego.

A entrega das bolsas é parte de uma parceria contínua entre a Faculdade 05 de Julho e a Rede Diálogos, um coletivo promovido pela Vara Única da Infância e Juventude de Sobral/CE. Desde o início do ano, a Faculdade tem sido um membro ativo dessa rede, que visa fortalecer o Sistema Socioeducativo e apoiar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 16 da ONU, dedicado à promoção da paz, justiça e instituições eficazes. A iniciativa conta com o apoio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e de Execução de Medidas Socioeducativas (GMF/TJCE).