Pesquisar

F5 participou de debate sobre saúde mental de jovens do Sistema Socioeducativo de Sobral

A Faculdade 05 de Julho (F5) participou ativamente de um importante debate sobre a saúde mental dos jovens do Sistema Socioeducativo da Comarca de Sobral. O evento, realizado na última quarta-feira (3), foi sediado pelo Centro Universitário INTA – UNINTA no Auditório Eliana Aragão e que reuniu autoridades e profissionais de diversos órgãos especializados na área.

Organizado pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e de Execução de Medidas Socioeducativas (GMF) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o encontro teve como propósito fortalecer a capacitação em saúde mental dentro da rede intersetorial que vem sendo desenvolvida desde 2022 pela Vara Única da Infância e Juventude de Sobral.

A juíza Kathleen Nicola Kilian, titular da Vara Única da Infância e Juventude de Sobral, destacou a importância do evento como um momento significativo de integração e troca de conhecimentos entre diversas instituições.

O objetivo principal foi sensibilizar e capacitar os participantes sobre temas relacionados à saúde mental, além de promover a construção e adequação de fluxos entre a rede de atendimento à saúde e o sistema socioeducativo.

Durante o debate, houve uma capacitação específica sobre o Projeto Terapêutico Singular (PTS) e o Plano de Cuidado para adolescentes em medidas socioeducativas, uma iniciativa conjunta do GMF em colaboração com a Superintendência do SistemaEstadual de Atendimento Socioeducativo (Seas). Também foram apresentados detalhes sobre os dados de saúde mental e o progresso das iniciativas em Sobral e região.

A F5 foi bem representada pela Profa. Me. Isabelle Melo Rocha, coordenadora Institucional de Extensão e Responsabilidade Social, reconhecida por seu engajamento contínuo em atividades e debates.