No dia 27 de outubro, pela manhã, marcou o início do projeto de extensão intitulado “Juventudes: Entre Representações e Direitos”, uma colaboração inovadora entre a Faculdade 05 de Julho e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em parceria com a Secretaria da Segurança Cidadã da Prefeitura Municipal de Sobral – CE. As responsáveis pela execução do projeto são a Professora Isabelle Melo Rocha, da Faculdade 05 de Julho, e a Professora Isabel Linhares, da UVA.

Este projeto tem como objetivo abordar, a partir de uma perspectiva sociológica, o conceito de juventudes e suas representações sociais. O foco principal da iniciativa é compreender como marcadores sociais, como raça, gênero, sexualidade, geração e território, influenciam nas diversas representações do que significa ser jovem. Além disso, busca analisar como essas representações impactam as relações dos jovens com as instituições sociais, como a família e o Estado.

A iniciativa é resultado de esforços conjuntos do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Culturas Juvenis e Políticas Públicas da Faculdade 05 de Julho e do Grupo de Estudos em Culturas Juvenis (GEPECJU) da UVA. A proposta inicial surgiu em resposta a uma demanda da Secretaria da Segurança Cidadã de Sobral por uma formação que ampliasse o conhecimento da diversidade das juventudes, visando potencializar a participação e intervenção dos jovens nas políticas públicas locais.

O primeiro encontro do projeto contou com a participação de aproximadamente 25 pessoas, incluindo gerentes, guardas municipais e coordenadores da Secretaria de Segurança e Cidadania da Prefeitura de Sobral. A Professora Isabelle Melo Rocha ressalta a importância da parceria na execução deste projeto de extensão, demonstrando a efetividade da extensão universitária em seu potencial para servir à sociedade através do conhecimento científico. Esse projeto promete trazer insights valiosos para a compreensão das juventudes e contribuir para a construção de políticas públicas mais inclusivas e eficazes em Sobral.