Projeto de Extensão Cine Juventudes aborda distúrbio alimentares com estudantes da Escola EEMTI Monsenhor José Gerardo Ferreira Gomes

No dia 20 de Junho, a Faculdade 05 de Julho (F5) através do Projeto Institucional de Extensão Cine Juventudes na EEMTI Monsenhor José Gerardo Ferreira Gomes localizada no bairro Cohab I, em Sobral-CE. Contou com a presença de estudantes do 3° ano do ensino médio e foi marcada por uma abordagem inovadora, destacando os distúrbios alimentares na Juventude através da Liga Acadêmica de Anatomia Humana do Curso de Fisioterapia da Faculdade 05 de Julho – LAAHF5.

O Cine Juventudes propõe utilizar curtas-metragens como ferramentas educativas para discutir temas contemporâneos relevantes para a juventude. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Faculdade 05 de Julho, busca engajar os alunos emdebates que ampliem seus conhecimentos sobre assuntos pertinentes ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O tema distúrbios alimentares foi conduzido pelo curso de Fisioterapia da F5. A discussão abordou questões atuais enfrentadas pelos jovens,promovendo uma reflexão crítica sobre a alimentação, saúde mental e representações sociais relacionadas ao corpo. A metodologia adotada pela faculdade utiliza o cinema como um meio de aproximação entre a academia e a comunidade, promovendo um espaço de diálogo e aprendizagem.

A proposta de extensão visa não apenas preparar os alunos para o Enem, mas também proporcionar um entendimento mais profundo sobre as realidades que os cercam, fomentando uma educação inclusiva e contextualizada. O Cine Juventudes é um passo importante para fortalecer a relação entre a academia e a comunidade utilizando o cinema como uma ponte para discussões significativas e transformadoras.

Para o Professor Natanael do Curso de Fisioterapia a proposta do Cine Juventude é aproximar os alunos que irão fazer a prova do ENEM, de assuntos atuais que podem vira ser temas da prova, para além disso o foco também é deixá-los informados e conscientes sobre assuntos que os alunos podem levar o seu cotidiano, com base nisso a LAAHF5 levou para os alunos a proposta do tema sobre distúrbios alimentares como uma forma também de conscientizar sobre cuidados e prevenções.