O Curso

O Curso de Psicologia da Faculdade 05 de Julho – F5 foi autorizado com nota máxima pelo MEC e oferece uma formação generalista preparando o estudante para entender a complexidade do ser humano e suas relações, a partir da compreensão dos comportamentos, sentimentos e ações.

Durante o curso, são ensinados conhecimentos teóricos e práticos de diversas abordagens para que o aluno se sinta preparado para atuar no mercado de trabalho. Essa é uma profissão que está em ascensão, afinal, as pessoas têm se importado cada vez mais com a saúde mental e emocional.

O profissional psicólogo graduado na F5 desenvolverá as seguintes competências: construção do pensamento crítico sobre o campo de atuação da Psicologia e seus desafios contemporâneos; Valorização da diversidade teórica e da atuação profissional; Capacidade de agir de acordo com as diversas demandas que atravessam o saber psicológico; Atuar de forma coerente com referenciais teóricos aprendidos no curso e de acordo com as necessidades da comunidade; realizar avaliações e intervenções nos processos psicológicos individuais e coletivos; Aprender a trabalhar em equipe e contribuir com o desenvolvimento da Psicologia como área de conhecimento e de atuação profissional.

Capacidade de agir de acordo com as diversas demandas que atravessam o saber psicológico; Atuar de forma coerente com referenciais teóricos aprendidos no curso e de acordo com as necessidades da comunidade; realizar avaliações e intervenções nos processos psicológicos individuais e coletivos; Aprender a trabalhar em equipe e contribuir com o desenvolvimento da Psicologia como área de conhecimento e de atuação profissional.

Propostas do curso

  • Formar um profissional generalista, pluralista, ético e solidário;
  • Possibilitar o desenvolvimento de habilidades e competências para a compreensão e análise crítica dos problemas e demandas dos fenômenos psicossociais;
  • Incentivar as atividades de pesquisa e de extensão, como forma de fortalecer o vínculo entre comunidade e discentes;
  • Desenvolver a escuta e compreensão do ser humano e suas relações com o mundo;
  • Habilitar o psicólogo para desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, nas dimensões individual, coletiva e institucional;
  • Fomentar atividades de apoio, participação e desenvolvimento das comunidades, embasado em princípios de sustentabilidade e inovação tecnológica;
  • Formar profissionais conscientes e eticamente comprometidos com a atenção às demandas de natureza psicológica que se apresentam nos diversos contextos.

Áreas de Atuação

O mercado de trabalho é bastante promissor e a atuação é diversificada. O psicólogo pode atuar de forma autônoma em seu próprio consultório, pode trabalhar em empresas, políticas públicas, escolas, hospitais, ambientes jurídicos, comunidades, dentre outras.

Destaca-se ainda que a área acadêmica também é uma opção atrativa e novas áreas continuam surgindo, como a Psicologia do Trânsito e Psicologia Esportiva.

Coordenação do Curso

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral (UFC/Sobral). Mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Terapia Analítico-Comportamental pela Faculdade Evolutivo.

Durante a graduação foi bolsista CNPq e bolsista do Programa de Extensão. É Coordenadora e professora do curso de Psicologia Faculdade 05 de Julho – F5. Realiza estudos em Saúde Mental; Políticas Públicas e sua interface com a Atenção Psicossocial; Análise do Comportamento e relações com a clínica. Formação acadêmica e impactos na saúde.

Profa. Ana Mara também é a coordenadora do Projeto de Extensão Ame Psi, que se constitui enquanto um espaço de divulgação dos conhecimentos aprendidos pelos acadêmicos de Psicologia em redes sociais, visando refletir sobre os diversos aspectos que afetam as subjetividades nos estudantes universitários. A relevância desse projeto se dá por popularizar e facilitar o entendimento da Psicologia e dos conhecimentos produzidos por esse saber para além dos muros da Faculdade, cumprindo a função da educação superior de fortalecer o intercâmbio entre a Faculdade e a comunidade.