O discente Robson de Almeida e as professoras Roberlandia Lopes e Emanuelle Sales do curso de Enfermagem da Faculdade Alencarina de Sobral (FAL) tiveram trabalhos aprovados para o I Encontro Internacional de Cuidados em Enfermagem, um evento desenvolvido pelo programa de Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem, na Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e acontece no formato online entre os dias 24 a 27 de junho.
O evento tem por objetivo discutir e aproximar os fenômenos “tecnologia e cuidado” nos diversos contextos de saúde frente à pandemia de COVID-19, destacando a responsabilidade profissional e as tecnologias utilizadas na prática dos profissionais da saúde.
Nesse evento, o curso de enfermagem da FAL, através do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Saúde Mental (NUPeSM), tiveram a aprovação de quatro resumos estendidos, são eles:
Ansiedade entre os estudantes universitários da enfermagem;
Depressão em estudantes da enfermagem: prevalência e fatores associados;
Enfermagem e segurança do paciente no campo da saúde mental;
Intervenções estéticas em mãos de recém-nascidos pré-termos hospitalizados: controle e diminuição da ansiedade.
A Profa. Dra. Roberlandia Lopes destacou que, “o curso de enfermagem da FAL, assim como os seus projetos de pesquisa e extensão, busca o incentivo à produção docente e discente, especificamente, através do Programa de Incentivo a iniciação e Produção Científica (PIPCI), apresenta-se com uma possibilidade a prática baseada em evidência e, permite a comunidade acadêmica a trocar experiência e a investir na iniciação científica, especificamente, quando há interlocução com outras instituições de ensino”, salientou a docente.