No dia 26 de julho, a estudante do curso de Direito da Faculdade 05 de Julho (F5), Dirlene Amorin, participou de um encontro realizado na sede do Programa Laços de Família, com o advogado e mediador do Instituto de Mediação de Portugal, Pedro Morais.

A coordenadora do Projeto Laços de Família, Profª Cláudia dos Santos Costa explica que “a visita do Pedro é parte de um roteiro da Secretaria de Segurança Cidadã da Prefeitura Municipal de Sobral que inseriu o Laços de Família, com o objetivo de conhecer as práticas de mediação familiar em Sobral. A acadêmica Dirlene, é aluna extensionista que colabora com ações desenvolvidas pelas mediadoras do Laços (todas as mediadoras são graduadas em Direito) participou desse momento de partilha de saberes e experiências e estará conosco na próxima semana para falar sobre a jornada de mediação familiar”, afirma.

A estudante Dirlene Amorin, é aluna extensionista no Projeto Laços de Família sob a coordenação da Professora Cláudia Costa. O projeto existe há oito anos por meio da parceria entre Defensoria Pública do Estado do Ceará e AIAMIS (mantenedora da F5). O serviço ofertado à comunidade consiste em práticas extrajudiciais, através da mediação, conciliação e demais técnicas de solução consensual de conflitos.

A atividade de extensão no “Projeto Laços de Família: conhecer para amar” consiste nas ações fortalecedoras do objetivo do curso, perfil do egresso do curso e as dimensões teórico – práticas do processo de ensino e aprendizagem com foco nas questões emergentes do sistema múltiplas portas e no desenvolvimento biopsicossocial da comunidade.

Pedro Morais Martins é mediador de Conflitos, Professor Universitário, Jurista, Consultor externo na área dos recursos humanos, Presidente do Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal, Ex Presidente da Associação de Mediadores de Conflitos (2002-2005), Formador em Mediação de Conflitos, Orientador de estágios em Mediação, Mediador dos Serviços de Mediação Laboral do Ministério da Justiça, Mediador dos Serviços de Mediação Familiar do Ministério da Justiça, Mediador em Diversos Julgados de Paz, Mediador do Centro de Mediação e Arbitragem do Sector Automóvel, Conferencista em diversos congressos e seminários sobre Mediação, Membro Associado do Fórum Mundial de Mediação e do European Forum for Restorative Justice, Ex Coordenador dos Serviços de Mediação do Julgado de Paz de Lisboa, Editor da página de internet do IMAP, Coordenador dos Projectos de Mediação Escolar no Agrupamento de Escolas de Fernando Pessoa e no Agrupamento de escolas de Marvila.

O Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal (IMAP) é uma associação privada, sem fins lucrativos, criada em 17 de outubro de 2005 com o objetivo de promover a pesquisa, a divulgação, a capacitação e o desenvolvimento técnico e científico dos métodos de resolução de conflitos.