Acadêmica do Curso de Direito realiza atividade de extensão no Projeto Laços de Família de Sobral

A acadêmica do Curso de Direito da Faculdade 05 de Julho (F5), Dirlene Amorim, participou como aluna extensionista voluntária do Projeto Laços de Família, durante o semestre de 2022.1. O projeto existe há oito anos por meio da parceria entre Defensoria Pública do Estado do Ceará e AIAMIS (mantenedora da F5). O serviço ofertado à comunidade consiste em práticas extrajudiciais, através da mediação, conciliação e demais técnicas de solução consensual de conflitos.

A parceria com o “Projeto Laços de Família: conhecer para amar” consiste no fortalecimento do objetivo do curso, perfil do egresso e as dimensões teórico – práticas do processo de ensino e aprendizagem com foco nas questões emergentes do sistema múltiplas portas e no desenvolvimento biopsicossocial da comunidade.

A atividade exercida pela aluna extensionista consiste em participar das sessões de mediação e observar a metodologia utilizada pelas mediadoras do projeto durante a condução dos trabalhos, sendo possível colocar em prática os conhecimentos adquiridos na disciplina de Meios Consensuais de Gestão de Conflitos.

Durante a realização das atividades no Projeto, Dirlene teve oportunidade de dialogar com questões teóricas e práticas da mediação, também se dedicou em fazer pesquisa para conhecer o perfil das famílias atendidas pelo projeto no semestre de 2022.1. Durante o mês de junho realizou a pesquisa de satisfação com os usuários do Projeto, após essa avaliação qualitativa e quantitativa, a acadêmica extensionista realizou agendamento das sessões e orientava as partes envolvidas no que se refere à acessibilidade atitudinal, local e metodológica.

Dirlene fala que “participar do Projeto Laços de Família, como aluna extensionista, foi muito importante porque foi possível aplicar o conhecimento que estamos adquirindo em sala de aula sobre mediação de conflitos familiares, sendo maravilhoso observar, se sentir parte de um projeto que acolhe e muda a vida de muitas pessoas”.

O coordenador do Curso de Direito, Prof. Dr. Marcus Aguiar, fala que “a participação da aluna no projeto é importante para fortalecer a relação entre as ações de pesquisa e extensão no Curso de Dirieito da F5”.

De acordo com a coordenação do curso, é através desta parceria, que acadêmicos do curso de Direito tiveram oportunidade de desenvolver ações extensionistas, visitas técnicas, observação das mediações e trabalhos de iniciação científica que foram apresentados nas semanas acadêmicas do Curso e Jornada de Mediação.

Também, destacamos que desde 2019, firmamos esse convênio de cooperação acadêmica e estrutural. No dia 13 de novembro de 2019, os estudantes Vinícius Pereira e Wagner Teixeira, do 2º semestre do curso de Direito, realizaram uma visita técnica ao Projeto Laços de Família, em Sobral-CE. A atividade foi orientada pelo professor de Psicologia Jurídica, Me. George Luiz Costa de Paula, com o intuito de levar os alunos a compreenderem o acesso à justiça pelos meios de resolução de conflitos da autocomposição. Os acadêmicos realizaram entrevistas com mediadores e conciliadores do Projeto, que relataram sobre as demandas do cotidiano e a enorme contribuição das mediações e conciliações feitas no projeto para o poder judiciário.