Movido por seu interesse na pesquisa, o acadêmico Vinícius Pereira de Sousa, do curso de Direito da Faculdade Alencarina de Sobral (FAL), uniu-se ao Projeto do Coletivo ‘Câmera da Peste’ para realizar a construção de um espaço cultural do ‘Museu da Imagem Tremembé’, na Aldeia Tremembé, localizada no distrito de Almofala, em Itarema-CE.
Entre os dias 06 a 16 de fevereiro, Vinícius, que está no 5° período da graduação, participou de visitas ao local para planejamento e execução do projeto. Ele, que já vinha despertando o interesse de pesquisar temáticas constitucionais envolvendo os direitos dos povos indígenas, expressa o seu comprometimento em desenvolver atividades voltadas também para área acadêmica.
Em 2019, o estudante participou do curta-documentário “Percepções”, que mostrou a visão e sensações em um roteiro sentimental de um jovem que entra em contato com a cultura, luta e resistência do povo Tremembé de Almofala. No ano de 2020, participou ainda da organização da Exposição Virtual ‘Percepções’, com as Lideranças Tremembés, em parceria com a Prefeitura Municipal de Sobral, por meio da Casa do Capitão Mor.
“A construção do Museu da Imagem Tremembé de Almofala, em Itarema, é motivo de muita alegria para mim. Reconhecer na aldeia uma história de luta e busca por direitos me faz entender e me apaixonar por cada história. O ponto mais importante que destaco no processo de construção desse espaço cultural é a luta por direitos, principalmente na demarcação de terra. Na condição de estudante de Direito e historiador, percebo que essa é uma luta antiga e com muito sangue derramado, uma luta por resistência e liberdade. Observar a vivência do cotidiano Tremembé em suas manifestações culturais, sejam de trabalho, alimentação, ensino e conhecimentos popular fizeram-me crescer como pessoa e valorizar, cada vez mais, as ancestralidades, assim como combater o colonialismo, que é um ator terrível nesse cenário de incertezas e inseguranças contemporâneas”, destacou o acadêmico.