
Na manhã da última segunda-feira (12/05), os acadêmicos dos 8º e 9º períodos do curso de Direito da Faculdade 05 de Julho (F5) participaram de uma visita técnica ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com o objetivo de compreender, na prática, a aplicação do Direito Previdenciário no contexto administrativo.
A atividade proporcionou aos estudantes a oportunidade de observar de perto a estrutura organizacional da autarquia federal, acompanhando a rotina de atendimentos, os trâmites burocráticos e os principais desafios enfrentados pelos servidores na análise e concessão de benefícios previdenciários.
A visita foi acompanhada pelos docentes da disciplina de Direito Previdenciário, Profª Dra. Sabrina Lima e Prof. Robertson Farias, que contribuíram com explicações técnicas, esclarecimentos jurídicos e reflexões sobre o papel do advogado nas relações com o INSS. Os alunos puderam fazer perguntas, dialogar com profissionais do órgão e vivenciar os aspectos práticos da atuação jurídica no âmbito previdenciário.
“Aqui na F5, nosso compromisso é com uma formação sólida e conectada à realidade profissional. A prática é um pilar da nossa proposta pedagógica, desde os primeiros períodos,” destacou a Profª Dra. Vânia Pontes, coordenadora do curso de Direito.
A iniciativa contou com a organização da Profª Eronalda Portela, da Gestão de Extensão e Responsabilidade Social da F5, e com o apoio do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), sob a coordenação de Deniza Ferreira, que contribuiu com o planejamento logístico e pedagógico da atividade. A articulação entre teoria, prática e vivência institucional reflete o comprometimento do curso com a formação crítica e profissionalizante dos seus estudantes.
A visita técnica ao INSS reafirmou o compromisso da Faculdade 05 de Julho com uma educação jurídica dinâmica, socialmente engajada e voltada para o desenvolvimento de competências essenciais à atuação profissional. A experiência também fortaleceu os vínculos institucionais entre a F5 e órgãos públicos, reforçando a importância de parcerias que possibilitem uma formação jurídica mais próxima da realidade social e do cotidiano das políticas públicas.







