Nos dias 12 e 13 de maio, a professora Ana Débora Rocha Sales, do Curso de Direito da Faculdade 05 de Julho, levou os alunos do 7° semestre para realizarem uma Visita Técnica ao Cartório Viana Martins (6º Ofício), localizado na Rua Dr. João do Monte, 912, no centro de Sobral.
A visita foi parte de uma ação da disciplina de Direito das Sucessões que trata de diversos instrumentos da prática jurídica e extrajudicial que se relacionam com procedimentos realizados pelos cartórios. Na ocasião, a Tabeliã Tereza Lima Martins explicou para os alunos como funcionava o Testamento Público, Particular e Cerrado.
Os discentes puderam ver uma ata física de Testamento Cerrado, a forma como cada um deve ser feito e seus procedimentos formais. Para a apresentação dos documentos ficarem mais clara, foram citados casos práticos que facilitaram o entendimento de todos. A Tabeliã explicou também sobre o Inventário Extrajudicial e suas minúcias. Dentre os assuntos expostos pela Tereza, os alunos puderam aprender visualizando os procedimentos de um testamento cerrado, público e particular, inventário judicial e extrajudicial, bem como perceber o quanto as atividades dos cartórios são importantes para a população e principalmente para os profissionais do Direito.
Para a professora Ana Débora, “a visita técnica ao cartório envolveu teoria e prática jurídica. Durante toda a visita os alunos puderam fazer associação do que está sendo estudado na disciplina de Direito das sucessões com o que é aplicado no dia a dia dos cartórios”.
“A visita ao Cartório Viana Martins – 6º Ofício, foi um momento de grande importância para nós, pois foi possível verificar na prática como se dá o processo de Sucessão Testamentária realizado pelo mencionado cartório. Na ocasião, a tabeliã apresentou aos alunos os tipos de testamentos e qual o processo de elaboração de cada um. Foi possível ainda que os alunos tirassem dúvidas e discutissem com a professora Débora e a tabeliã, pontos específicos do Direito de Sucessões, analisando o que prevê a lei e o que ocorre na prática. Assim, podemos concluir que essa experiência vivida no Cartório 6º Ofício, irá contribuir imensamente na vida acadêmica e profissional dos alunos envolvidos”, destaca o aluno Francisco Lucivaldo Tavares da Silva, do 7° semestre do Curso de Direito.