No dia 19, os alunos do 1° semestre do Curso de Direito da Faculdade 05 de Julho apresentaram o Código de Manu através de músicas e elementos simbólicos da cultura indiana. A atividade foi acompanhada pela professora Valéria Abreu durante a aula de História do Direito. Os acadêmicos demonstraram que é possível apreender as Leis de forma dinâmica e interativa, com uso da criatividade, da arte e do direito em ação e movimento na sala de aula.

O Código de Manu é um dos textos jurídicos mais antigos de que se tem notícia. As leis deste código regulam a conduta em termos sociais e religiosos, versando sobre leis criminais e civis, mediando as relações familiares, tipificando os crimes e cominando as respectivas penas, na Índia antiga.

No lugar de estudar as leis do referido Código com métodos tradicionais de ensino, os alunos foram motivados a usar a criatividade e discutir as leis de forma diferente, lançando mão dos próprios talentos para aprender sobre as referidas leis, com apoio dos demais alunos.

“O texto do Código de Manu é um clássico da literatura oriental. Insere-se na tradição védica, aquela que reúne as escrituras sagradas do hinduísmo, a milenar religião dos indianos. Percebemos que o sânscrito se adapta perfeitamente à métrica nordestina. Por isso, transformamos alguns trechos do “Gita” em redondilhas maiores, os versos de sete sílabas que predominam no cordel. Abrindo mão, contudo, das rimas e ainda apontamos outra similaridade entre as duas literaturas. O narrador do “Gita”, o vidente Sanjaya, não presenciou os fatos que relata”, destaca Alisson Cabral acadêmico do 1° semestre.