No dia 14 de março, a Profª. Ana Débora, dentro da disciplina de Direito Civil VI – Direito das Sucessões, aplicou o método de aprendizagem 1, 2, 3, 4 na turma do 7° período do Curso de Direito da F5, o que compreende ações previstas dentro do Projeto Imersão em Direito – Práticas Exitosas, do Programa Ensino Jurídico e Formação Continuada.

O método trabalha com quatro etapas com os alunos:
Primeira: Preparação dos alunos (pré-sala);
Segunda: Garantia de Preparo: teste individual-teste em equipe-apelação-feedback do professor;
Terceira: Aplicação de conceitos-problema significativo/escolha específica/mesmo problema/Relatos simultâneos;
Quarta: Avaliação entre os pares.

Esta prática didático-pedagógica combina técnicas de programação neurolinguística, técnica de aprendizagem acelerada, com atividades especiais organizadas em sequência programadas para tornar o aprendizado mais rápido e mais fácil, o que faz com que o ensino jurídico da F5 alcance seus objetivos pedagógicos.

Para a aluna Deniza Ferreira, do 7° período, “na aula de sucessões, foi apresentado pela Profª. Ana Débora um artigo para debatermos em sala de aula, sobre o regime de bem aplicado na partilha e assim discutimos sobre o tema exposto que serviu para aprofundar os nossos conhecimentos”, afirmou.

De acordo com a Profª. Ana Débora, “a aplicação da metodologia ativa através do método 1, 2, 3, 4 auxilia os alunos a reforçarem o aprendizado e revisar o conteúdo abordado em sala de aula. Partimos de um caso prático onde de forma individual o aluno faz uma reflexão dos pontos que estão em concordância com a legislação, posteriormente formam-se duplas para partilharem suas reflexões. Por fim, os mesmos são instigados em grupos com perguntas que ensejam debates e demonstram os pontos controvertidos até chegarmos em um ponto de consenso e avaliação”, destacou.

O MÉTODO COMBINA: