No dia 09 de junho, os alunos do Curso de Direito da F5 realizaram uma Visita Técnica à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), localizada em Sobral-CE. A atividade foi realizada sob a coordenação da professora Yana Bruna e visou oferecer mais possibilidades de qualificação para os alunos.

A visita técnica envolve teoria e prática a qual os alunos tiveram a oportunidade de conhecer sobre as principais demandas que chegam à Delegacia, a divisão do trabalho na instituição que atuam delegados, peritos, investigadores, escrivães, dentre outros policiais, bem como a rotina de trabalho, os setores e perspectivas para a carreira.

“Diante da visita realizada na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), pode-se observar que no estabelecimento é preconizado a importância de combater a violência contra a classe feminina e que nesse local a vítima têm o direito de se sentir acolhida, humanizada e recepcionada por toda a equipe que compõe o estabelecimento e assim dar um retorno para a sociedade. É importante salientar que na DDM funciona em conjunto com o Centro de Referência da Mulher. É relevante nessa parceria sempre deixar claro que existe a busca por garantir segurança às vítimas de todos os casos noticiados e que chegam ao conhecimento dos órgãos competentes. Compete dentro desse mesmo plano saber que a responsabilidade desse time de profissionais que compõem o órgão é bastante relevante e comprometida com o trabalho oferecido à população que busca por um olhar diferenciado, em que, é composta pela equipe integrada da delegada Dra. Adriana Savi, inspetores e escrivães, assim como também a participação de atendimento psicossocial oferecido pela estagiária de Psicologia. Assim faz-se saber que esse dispositivo atuante se insere como de primordial relevância em relação a luta para garantir o direito de todas as guerreiras que intitulamos como mulheres, respeitando independentemente de raça, cor, gênero, identificação e que sempre serão sinônimos de coragem, força, dedicação e empoderamento”, destaca a professora Yana Bruna.

“A visita à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) foi um momento pensado como forma de promover o contato dos alunos com a prática voltada ao combate da violência doméstica contra a mulher. A partir disso, os alunos puderam tirar dúvidas com os colaboradores, além de conhecer de perto os principais desafios, o entorno das demandas, a abordagem do assunto pelos profissionais que trabalham diretamente com as vítimas. Também foi possível verificar as limitações, inclusive físicas, que são enfrentadas diariamente por aqueles que compõem a DDM. Os alunos demonstraram interesse pelo conhecimento prático, bem como, trouxeram um retorno bastante positivo acerca da visita”. Crisliane Amorim, acadêmica do 2º semestre.