Aula de Campo na Comunidade Quilombola de Batoque: Valorização da Cultura e Reflexão sobre Políticas Sociais

No dia 29 de novembro de 2024, a Profª Ms Erilene Alves, docente do curso de Serviço Social da Faculdade 05 de Julho (F5), realizou uma aula de campo na Comunidade Quilombola de Batoque, localizada em Pacujá-CE. O evento fez parte da disciplina Política Social I e teve como objetivo proporcionar aos discentes uma imersão nos modos de vida, valores e tradições da comunidade, além de aprofundar a compreensão sobre as políticas sociais presentes na região.

O primeiro momento da visita foi marcado pela recepção animadora do líder comunitário, Sr. Inácio, que, aos 89 anos, recebeu a comitiva de acadêmicos e profissionais da área e que compartilhou histórias e vivências que contaram a trajetória da comunidade de Batoque. No alpendre de sua casa, ele narrou episódios que evidenciam a resistência e a preservação das tradições culturais do local, convidando alunos e professores a refletirem sobre a importância dessa história na construção da identidade da comunidade.

A segunda etapa do dia aconteceu na escola local, onde os participantes foram acolhidos por Teonilia, líder comunitária e presidenta da associação de moradores. Após um almoço coletivo que uniu os participantes, a profª Erilene Alves conduziu uma oficina com o temática “Racismo Estrutural e Educação: Estratégias de Rompimento e Efetivação da Garantia de Direitos”. A atividade contou com a presença de jovens e adolescentes da comunidade, além dos alunos do curso de Serviço Social, que discutiram abordagens para a superação de desafios estruturais e a promoção de direitos fundamentais.

O evento foi uma experiência marcante, proporcionando um dia de aprendizado profundo sobre a cultura quilombola e a luta por direitos. Foi um momento de valorização e reconhecimento da importância da ancestralidade e da educação como ferramenta essencial para promover mudanças sociais significativas. A aula de campo na Comunidade Quilombola de Batoque reafirma o compromisso da F5 em integrar o ensino acadêmico com a realidade social, fomentando uma consciência crítica e empática nos futuros assistentes sociais.