O mês de agosto é dedicado ao incentivo das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Considerado o “padrão ouro” para a nutrição de recém-nascidos, auxiliando na digestão, no ganho de peso e no fortalecimento da imunidade, a Faculdade 05 de Julho (F5), iniciou a campanha do Agosto Dourado F5, incentivando a doação de frascos de vidro com tampa plástica para o armazenamento do leite materno. Essa mobilização social faz parte do “Agosto Dourado”, organizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
Nesse contexto, a F5, através dos membros Liga Acadêmica de Anatomia Humana da F5 (LAAHF5) lançaram no dia 10 de agosto de 2022, a campanha do Agosto Dourado F5, com o objetivo de arrecadação de frascos de vidros, para doação ao banco de leite humano da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), como forma de solidariedade que potencializará a doação do leite materno, podendo salvar a vida de bebês prematuros que estão internados nesta instituição de saúde.
A entrega dos frascos de vidros arrecadados para Santa Casa, será realizada no dia 30/08 (terça-feira), onde também será realizado uma educação em saúde na maternidade da SCMS, pelos membros da LAAHF5, sobre os benefícios do aleitamento materno. Após a entrega dos frascos para a instituição, todos passarão pelo processo de higienização e esterilização, conforme os padrões exigidos para o adequado armazenamento do leite materno doado.
A Profª. Me. Karlla Veras, coordenadora institucional de Pesquisa, Extensão e Responsabilidade Social da F5 e orientadora da LAAHF5, ressalta: “Esse é o segundo ano seguido, que a F5, lança essa campanha do Agosto Dourado, com a organização dos membros da LAAHF5. E é uma campanha com benefício tanto para as mães que querem doar o leite materno e para as crianças que vão receber, quanto para o meio ambiente, porque seria um frasco que seria descartado”. Também salientou que os frascos doados, obrigatoriamente, devem ser aqueles em vidro e com tampa plástica, que geralmente são encontrados com café solúvel ou alguns tipos de maionese, porque esses frascos necessitam passar pelo processo de esterilização e higienização, para poder ser utilizado como coletor de leite humano.
Para doar, basta entregar os potes nos pontos de recolhimento: Faculdade 05 de Julho (F5) ou no Centro Universitário INTA (UNINTA), ou pode entrar em contato com os membros da LAAHF5, através do Instagram: @laahf5.