Cerimônia do Jaleco marca início da trajetória dos futuros enfermeiros da F5

A Cerimônia do Jaleco do Curso de Enfermagem da Faculdade 05 de Julho (F5) simboliza a passagem dos estudantes para um novo desafio: o exercício profissional da Enfermagem. O ato, é considerado como um marco transitório entre a formação intelectual e as primeiras experiências práticas com contato direto com pacientes. Cerca de 26 alunos do curso vestiram o jaleco branco e receberam o crachá do curso na noite de segunda-feira, 27 de fevereiro, no Auditório Auditório Central Oscar Spíndola Rodrigues, no Uninta.

A estudante Maria Maciela Rodrigues Mendes, deu início às homenagens com a mensagem. O sonho de “Ser enfermeiro” nos revigora a cada derrota, a cada desânimo e a cada “tentar outro curso”, “enfermagem não dá dinheiro”, “a só escolheu enfermagem por que não passou na primeira opção” proferido por pessoas incapazes de sondar nosso coração e de entenderem que dentro dele havia uma pequena vela na qual ardia e fulguravam um desejo intenso: ENFERMAGEM.

A acadêmica Ana Beatriz Oliveira Damasceno, prestou homenagem aos pais dos acadêmicos. “Não é tarefa fácil colocar em palavras o que gostaríamos de dizer àqueles que nos deram a vida, em um dia especial como o de hoje. Nada do que está acontecendo hoje seria possível se não fosse por vocês, pais e mães. A presença de vocês, perto ou longe, pais de coração, de alma ou de sangue foi muito importante. Tudo o que somos hoje devemos a vocês: nossos primeiros professores e primeiros heróis”.

Com a frase “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”, prestamos a homenagem aos nossos professores. “Começo essa bela homenagem com essa frase de Cora Coralina, na qual representa bastante nossa jornada até aqui, independente das circunstâncias vocês professores sempre estiveram dispostos a fazer que nossa caminhada se tornasse mais leve e feliz, nos ensinando e aprendendo com o que ensina, sendo amigos, companheiros, ouvintes e acolhedores. No dia em que alcançamos uma grande conquista, é nosso dever olhar para trás, pensar em todas as pessoas que nos ajudaram durante nossa caminhada e simplesmente agradecer. Hoje não poderia deixar de mencionar com gratidão todos os professores que foram um verdadeiro apoio e que nos inspiraram todos os dias a fazer mais e melhor”, salientou a estudante Lucielly Vasconcelos Silva, representando a turma.

Os acadêmicos também prestaram uma homenagem especial aos professores: Fabiene Parente; Emanuelle Sales; Roberlandia Lopes, Natanael Alves e Tiago Arruda. No juramento, se comprometeram a usar o jaleco com respeito, não só para a saúde deles, mas também para a dos seus pacientes.

Além da Diretora Geral da F5, Nayara Machado, participaram da mesa a Diretora de Estágios do Grupo AIAMIS, Profª. Ma. Lourdes Claudênia Aguiar Vasconcelos, a Coordenadora Institucional de Estágios da F5, Francisca Emanuelle Sales Eugênio Bezerra e a Coordenadora do Curso de Enfermagem da F5, Roberlandia Evangelista Lopes Ávila. Professores, familiares e amigos dos acadêmicos também prestigiaram a cerimônia.