Pesquisar

Cerimônia marca início do Internato 2023.1 na F5

O internato é o período dos últimos dois semestres do curso de Enfermagem e é um dos momentos mais esperados para conhecer, na prática, o mundo da futura profissão. A Faculdade 05 de Julho (F5) realizou a Cerimônia do Internato do Curso de Enfermagem no dia 28 de fevereiro, no Auditório Profª. Eliana Aragão no Uninta.

A mesa de honra foi composta pela Diretora Geral da F5, Nayara Machado Melo Ponte, o Assessor da Diretoria de Estágios do Grupo AIAMIS, João Henrique Vasconcelos Cavalcante, Coordenadora Institucional de Estágios da F5, Francisca Emanuelle Sales Eugênio Bezerra e Coordenadora do Curso de Enfermagem da F5, Roberlandia Evangelista Lopes Ávila.

Durante a cerimônia, os alunos realizaram a vestimenta do Jaleco, receberam um crachá e um broche personalizado simbolizando o início desse novo ciclo acadêmico, onde essa turma será a primeira turma do Curso de Enfermagem a formar-se, deu-se então o nome de “Turma Ouro”. Em seguida, ocorreu o tradicional juramento do jaleco pela estudante Milena Fernandes.

A Profª. Dra. Roberlandia Lopes, destacou a Cerimônia como: “este momento é, de fato, muito esperado pelos acadêmicos, pois é considerado como um marco transitório entre a formação intelectual que interliga as suas experiências práticas diante de suas vivências durante os anos de estágios, em que se tem um contato direto com pacientes, suas diferentes realidades e individualidades. O internado se constitui em um tempo e uma vivência de transição, necessários para articular a passagem do papel de estudante para o de enfermeiro. Nessa fase do curso, os alunos ganham, progressivamente, independência e segurança para o posterior desempenho como profissionais”, finalizou.

A Profª Ma. Emanuelle Sales, destacou “enquanto docente da disciplina e gestora institucional de estágios, a alegria de se fazer presente nesse momento único, onde se viu durante toda essa trajetória, todo esforço e aprendizado que todos alunos tiveram, momento que se aproxima então da realidade de quase enfermeiros, momentos ricos em consolidar o seu perfil profissional e daqui um pouco tempo encarar o tão esperado mercado de trabalho”.

Foi ainda salientado, todo o cuidado obtido nas escolhas de campos de estágios de excelência e profissionais capacitados enquanto preceptores para assim fechar o ciclo com bastante êxito.

Em seu discurso, o representante do corpo discente do curso de Enfermagem da F5, Robson Almeida enfatiza, “não posso deixar de expressar minha felicidade e honra de estar proferindo este discurso em um momento único e esperado por cada um de nós desde o início dos primeiros semestres, e a palavra que narra o nosso momento é Vitória, ainda faltam alguns meses para o grande dia que será nossa formatura, mas chegar até aqui não foi nada fácil”, salientou.

A estudante Alana Cavalcante, ressaltou: “hoje é um dia tão importante em minha vida, sou grata a Deus todos os dias por permitirem existirem pessoas especiais ao meu lado e por permissão de eu chegar até aqui. Obrigada aos meus professores, gestores, meu pai, minha mãe, meus familiares e em especial meu esposo pelo apoio. Sinto-me feliz em poder contemplar essa conquista juntos. Enfim, agora sou a mais nova interna de enfermagem”, agradeceu.