Iniciado em março de 2022, o Coral F5 conta com 30 acadêmicos matriculados nos cursos de Administração, Fisioterapia e Direito. O grupo é coordenado pela Profª Ma. Maria Valéria Abreu Pontes e regido pela cantora Adriana Fernandes. O coral realiza apresentações em eventos da instituição e comunidade no entorno da instituição.

Para fazer parte, o interessado deve estar devidamente matriculado na F5 ou em outra instituição de ensino, seja universidade ou escola ou funcionário da IEs e ter disponibilidade para participar dos ensaios, que acontecem às segundas e quartas-feiras, sempre no horário do intervalo, no período noturno.

O grupo teve sua estréia na Semana de Integração Discente, organizada pela Faculdade 05 de Julho(F5), para recepcionar os calouros no início de um novo semestre. Hoje, o Coral já contabiliza apresentações para mais de 600 pessoas, com amplo alcance de visualizações através do instagram do Curso @direito.f5 e outras mídias sociais institucionais.

Para Rayane Moura, acadêmica do Curso de Direito, “a experiência durante esse semestre 2022.1 no Coral F5 é surpreendentemente positiva! Durante esse período, eu me encontrei com novas amizades, novos olhares sobre diversas coisas, abri meu coração a novas aventuras e sentimentos, não é tão somente cantar ou adquirir horas extras complementares, é sobre sentir e viver! E tudo isso foi proporcionado pela existência do coral e pela regência da Adriana, juntamente com a supervisão da professora Valéria Pontes”, relembra.

Elika Lima, acadêmica de Fisioterapia, “foi uma experiência incrível, a qual me proporcionou a conhecer novas amizades e a continuar fazendo algo no qual gosto muito, que é cantar, por já ter experiência na área musical me senti muito a vontade e feliz em poder partilhar de momentos tão ricos enquanto discente. Espero contribuir muito mais no novo período que iniciaremos em 2022.2” diz a estudante.

O coralista Simão, acadêmico do Curso de Administração da F5 fala que a experiência no Coral F5, foi muito positiva, foi onde ele se sentiu mais livre, mais aceito. “Gostava de ter aquilo como uma base, ou alegria para eu querer continuar indo, porque era espaços de pessoas que gostava do que eu gostava, que era cantar. Não importando como, qual sua sexualidade, raça, cor eram todos um só”, ressalta.

Francisco Hélio, também acadêmico de Administração da F5, agora coralista e extensionista, retrata por meio de relato que “tenho gratidão ao Coral F5 por ele me proporcionar viver novas experiências e novas amizades. O coral é muito bom, com ótimas pessoas. lembro-me de nossa primeira apresentação, que estava muito nervoso, e eles me tranquilizaram que iria dar tudo certo. nunca vou esquecer-me desse grupo e de todas as coisas boas que ele me proporciona vivenciar”.

A gestora de extensão do Curso de Direito, Valéria Pontes, garante que o Projeto continuará e que a Diretora Geral, Profa Nayara Machado e o Coordenador do Curso, Prof. Dr. Marcus Pinto Aguiar, desejam investir esforços para o fortalecimento do grupo, “a quem agradecemos pelo incentivo e parceria.” diz a docente. Em Julho de 2022, será lançado o edital com mais 25 vagas para público interno e externo, que terão a oportunidade de participar do Coral F5.

O projeto

Criado por Adriana da Silva Gomes, regente do Coral, e pela gestora de extensão do Curso de Direito, Profa. Valéria Pontes, o Coral é o primeiro projeto artístico cultural da Faculdade 05 de Julho. “O projeto foi concebido para recepcionar e formar pessoas através do canto e criar pesquisas da multiplicação da arte como instrumento de transformação de vidas, desenvolvendo as competências do aprender a ser e fazer”, diz Adriana.

As idealizadoras do projeto de extensão desejam expandir suas ações alcançando jovens estudantes da rede estadual, lideranças comunitárias, realizar parcerias com outras universidades e participar dos festivais de vozes locais e estaduais, que dão suporte a vários grupos artísticos.

A professora Valéria fala que “Outros projetos nasceram como uma extensão do Coral F5, contudo nosso foco inicialmente é trabalhar com jovens de comunidades e acadêmicos, ampliando a formação contínua do coral da faculdade, só que com público diverso”. Como coordenadora do projeto, a docente conta que o Coral F5 também trabalha com capacitação profissional para produzir resultados artísticos. “No próximo semestre realizaremos cursos de extensão em teatro, coreografia, cinema e aos poucos vão integrando diferentes habilidades artísticas com cenografia, recital-espetáculo de estréia e outros, que acontecerão com o desenvolvimento das ações semestrais”, esclarece.

“A ideia inicial é que o Coral F5 seja o espaço dos corais, mas que se amplie e seja um projeto que contemple o fazer música através da voz”, diz Valéria. Ela esclarece que já existe o Coral da F5, formado por jovens adultos, mas que visa outras faixas etárias também, “Já temos um coral de acadêmicos e futuramente um de crianças, juvenil e outro de idosos, para pesquisar o desenvolvimento vocal da criança até terceira idade”.

SERVIÇO
Apresentações Culturais
Entre em contato pelos telefones:
(88) 99608-1924 (whatsapp)
Profa. Valéria Pontes, NDE de Extensão e Responsabilidade Social, Curso de Direito – F5.
Regente do Coral, Adriana Fernandes – (88) 9 8154-5445 (Whatsapp)