Coordenação do Curso de Direito reúne líderes de turmas para tratar dos avanços e demandas apresentadas pela comunidade acadêmica

O Coordenador do Curso de Direito, professor Marcus Pinto Aguiar e a gestora pedagógica, professora Vânia Pontes, se reuniram no dia 16 de maio, com os líderes e vice-líderes das turmas. O encontro veio fortalecer a política do Curso de diálogo contínuo com os acadêmicos, de modo que os participantes pudessem sugerir e apontar melhorias para o Curso e a F5, bem como auxiliar no desenvolvimento do aprimoramento de uma educação jurídica significativa e participativa.

No momento, o professor Marcus explicou o papel e os objetivos das lideranças dentro de cada turma, assim como a relevância de cada um dos líderes na composição de uma sala de aula mais fraterna e harmoniosa para o bom desenvolvimento acadêmico. Durante toda a reunião, os líderes foram participativos e atentos ao compromisso que cada um assumiu ao ser escolhido em votação pública pela turma e assinar o termo de compromisso entregue na ocasião.

Os líderes apontaram aspectos positivos e negativos do cotidiano nos espaços da Faculdade e pedem ao Coordenador encaminhamentos institucionais para melhoria de alguns pontos, a fim de aprimorar o espaço universitário.

A professora Vânia pede que os líderes incentivem a participação dos colegas nos processos de avaliação das Avaliações Parciais e da Comissão própria de Avaliação – CPA. A reunião foi enriquecedora, inovadora e produtiva pela maneira como os alunos se posicionaram de forma colaborativa sobre cada ponto tratado no encontro. Ao final da reunião alguns líderes compartilharam sua compreensão sobre a atividade de liderança.

“Ser líder de turma é estabelecer um vínculo maior. É procurar entender as necessidades da turma, incentivá-los, orientá-los e informá-los sobre as ações ocorrentes nessa jornada tão árdua. É ser ponte entre a relação de professor e aluno. É auxiliar a todos como razão de um sucesso coletivo sem deixar ninguém cair do barco, onde todos possam colher os frutos satisfatórios desta viagem tão marcante em nossas vidas”. ZORANILDO MOURÃO DA SILVA, Líder do 2° Período, Turno: Noite, Cidade: distrito de Ubaúna, Município de Coreaú-CE.

“Sou o vice-líder da turma de Direito T4 noite o que representa uma grande honra. Além de representar a turma, também somos o elo, entre nossos anseios, dificuldades ou desafios na vida acadêmica, é ser ouvinte das demandas que irão surgir ao longo do percurso, é buscar/ encontrar soluções possíveis dentro daquilo que nos compete, é se responsabilizar, é se comprometer e neste feito, obtendo um papel de protagonismo estudantil e profissional. A participação efetiva dos estudantes ao assumir tal responsabilidade, simboliza o verdadeiro sentido de uma educação democrática e participativa diante de uma formação acadêmica. A liderança e vice-liderança possibilita a discussão que considera as necessidades coletivas, o que auxilia a faculdade no processo de melhoria contínua, sendo mais um passo para cidadania acadêmica.” Romário Oliveira da Silva, Vice-líder do 2° semestre do turno da noite.

“É um prazer enorme poder está representando a minha turma, me sinto lisonjeado em ser vice-líder, ainda mais, de uma instituição tão dedicada e comprometida com os alunos, que é a faculdade 5 de julho, espero que seja experiência incrível, e que eu possa ajudar no que for preciso, empenho e dedicação da minha parte não irá faltar” José Milton de Oliveira Neto, Vice-Líder do 4° semestre do turno da noite.

“A representação de uma turma requer todo um comprometimento e responsabilidade, pois são vários projetos de vida que o confiaram essa função. Saber também que um diálogo saudável e constante precisa ser construído entre a comunidade discente, os professores, coordenação e demais membros. Buscar ser exemplo de integridade, sempre agindo com ética e respeitando as normas da instituição”. Tatiana Lima da Silva, Líder 1° semestre do turno da noite.

“O representante é o principal elo entre a turma e a instituição. É o interlocutor do grupo. Será responsável por administrar eventuais conflitos e deve estar permanentemente aberto ao diálogo. Temos que ter conduta adequada aos princípios da instituição. Respeito pela opinião do próximo, mesmo que não concorde. Temos que saber ouvir. Temos que estimular a participação. Temos que ser sensíveis e solidários com todos. E temos que agir com ética e imparcialidade”. Lucas de Souza Ferreira, Vice-Líder do 1° semestre do turno da noite.

“Ser líder é ter uma experiência acolhedora” . Ivo Silva. Vice-Líder do 5° semestre do turno da noite.

“Durante o início do meu curso tive um grande apoio de um colega de sala. Na vida não se vence sozinho. Hoje sinto a necessidade e a vontade de repassar todo o apoio que um dia recebi, agregando conhecimento e valores, incentivando, representando nossa sala e buscando melhorias para nós alunos, bem como para a instituição”. Tamires do Vale, Líder do 4° semestre do turno da noite.

“As atividades de liderança são de suma importância para representatividade Discente na tomada de decisões da Faculdade. Dando voz e vez com responsabilidade , mediando conflitos e corroborando com o bom andamento no processo de aprendizagem”. Francisca Alexandra Martins Faustino, 2° semestre do turno da manhã.