Na última quinta-feira, dia 31 de outubro, estudantes do 4º semestre de Direito da Faculdade 05 de Julho (F5) participaram de uma roda de conversa com alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Gerardo Cristino de Menezes. O evento teve como foco o tema “Pejotização nas Relações de Emprego” — um fenômeno que vem crescendo no mercado de trabalho e que apresenta repercussões significativas nas relações empregatícias.
A atividade, com um viés educativo e formativo, foi idealizada para explicar aos estudantes o conceito de pejotização, discutir suas implicações para os trabalhadores e analisar o impacto desse fenômeno na dinâmica do mercado de trabalho brasileiro. Com o crescente aumento de profissionais contratados como pessoas jurídicas, em vez de trabalhadores registrados formalmente, a pejotização se torna uma questão essencial para o debate sobre direitos trabalhistas e as garantias dos empregados.
Durante a roda de conversa, os acadêmicos de Direito da F5 apresentaram aspectos práticos e legais da pejotização, abordando desde os benefícios aparentes para as empresas até os potenciais prejuízos para os trabalhadores, como a falta de garantias tradicionais de emprego, a exemplo do 13º salário, férias remuneradas e o direito ao FGTS. Além disso, foram discutidas as possíveis consequências para o trabalhador em relação à previdência social e ao acesso à seguridade.
O evento também contou com a interação ativa dos estudantes do ensino médio, que puderam levantar dúvidas e expor suas percepções sobre o tema. Essa troca de ideias proporcionou um espaço de reflexão coletiva, onde os participantes puderam avaliar como o cenário trabalhista atual pode impactar suas futuras escolhas profissionais.
A Faculdade 05 de Julho (F5) destaca a importância de atividades como essa, que aproximam o meio acadêmico da realidade social e proporcionam uma formação cidadã. A roda de conversa não só incentivou o engajamento dos jovens na compreensão das relações de trabalho contemporâneas, como também reforçou o papel da educação jurídica na promoção de debates críticos e informativos.