No dia 08 de março, o Curso de Bacharelado em Direito da Faculdade 05 de Julho (F5) realizou uma palestra intitulada “Os Impactos da Mulher na Advocacia Criminal”, com a Dra. Viviane Pinheiro, advogada criminalista. O evento também contou com a participação do advogado criminalista e docente do Curso de Direito da F5, Dr. Guilherme Balbuena, sob a mediação da Profa. Ma. Vânia Pontes, advogada, escritora e docente da F5. O evento presencial aconteceu no espaço de convivência da instituição, com a participação dos discentes, docentes e comunidade externa.

A realização do evento foi uma ação de extensão desenvolvida no Fórum Permanente de Direitos Humanos, no mês de março, que optou por apresentar situações e desafios reais de mulheres que vivenciam com bastante êxito a advocacia jurídica. Com isso, objetivou-se apresentar os desafios e conquistas dessas mulheres, em especial, as experiências da Dra. Viviane Pinheiro, na noite de homenagem ao Dia Internacional da Mulher. “Momento mais que gratificante poder compartilhar com todos os Acadêmicos de Direito da Faculdade F5 e toda sua equipe preparada e qualificada a minha experiência na prática como Advogada Criminalista. Gratidão pelo convite e recepção calorosa de todos. Excelente palestra, momento riquíssimo. Parabéns a toda a equipe que forma essa grandiosa Faculdade”, afirma a Dra. Viviane Pinheiro.

O evento contou com a acolhida especial dos alunos extensionistas José Wellington Lúcio Soares e Manoel Emeson do Nascimento Galvão, acadêmicos do 2º semestre do Curso de Direito da F5, que realizaram a recepção dos colegas e convidados ao som de flauta e música ao vivo, construindo uma acústica acolhedora e receptiva na abertura do evento, envolvendo direito e arte no mundo da vida.

Segundo o acadêmico do 7º período Wagner Teixeira, “a palestra foi bem interessante e nos possibilitou conhecer sobre os principais desafios que a advocacia criminal pode trazer, principalmente para nós que em breve estaremos iniciando a prática como egressos do curso de Direito. Porém, do mesmo modo que vimos os desafios, tivemos a oportunidade de conhecer algumas estratégias que a advocacia criminal necessita para que o advogado tenha êxito na defesa de seu cliente. Parabenizo a Dra. Viviane Pinheiro pela palestra, assim como a Faculdade F5 e mais diretamente ao curso de Direito no qual faço parte”, afirmou.

Para a gestora pedagógica do Curso de Direito, profa. Vânia Pontes “a apresentação artística dos alunos e a temática do evento é reflexo da proposta de ensino e de didática inovadora do Curso de Direito, cujos alunos são incentivados a alargar as possibilidades de olhares sobre o direito”.

Na ocasião, a professora Vânia Pontes recitou o poema “Habeas Corpus” de sua autoria e entregou para a palestrante um exemplar do livro intitulado “Vozes Feminina II – Meu Lugar de Voz Ninguém Tira”, cujo poema declamado foi publicado no referido livro.

Ao final, a professora Vânia entregou para palestrante outros livros de sua autoria, intitulados “Desperte a Leoa em Você” e “Antologia Aterrorizante” para serem entregues aos dois alunos que primeiro fizeram perguntas durante a palestra.

Sobre a Dra. Viviane Pinheiro
É advogada criminalista, com quase 20 anos de atuação em procedimentos e processos penais, inclusive atuando com instrução processual, tribunal do júri e execução penal junto a tribunais estaduais, federais e tribunais superiores. É autora de livros e co-fundadora do Método VP, projeto voltado para formar líderes criminalistas. Já recebeu diversas Comendas e Títulos pela sua atuação na área criminal. Uma das principais representações femininas na advocacia criminal na Zona Norte e defensora das prerrogativas dos advogados e dos direitos de seus constituintes.

Confira algumas fotos do momento no Facebook.

01