No dia 17 de fevereiro, os professores Marcus Pinto, Valéria Abreu, Cláudia Costa, George Luiz, Vânia Pontes e Eduardo Almendra e a acadêmica Maria Izabelly Morais da Silva do curso de Direito da Faculdade Alencarina de Sobral (FAL) participaram da formação em Justiça Restaurativa, realizada pela Defensora Pública do Estado do Ceará, em Sobral.

Na ocasião, a defensora pública Dra. Érica Albuquerque apresentou a Justiça Restaurativa como um novo caminho para solução dos conflitos infracionais, tomando como exemplo as ações do Centro de Justiça Restaurativa de Fortaleza.

De acordo com a coordenação do curso, os professores têm procurado aproximar os alunos das discussões sobre a Justiça Restaurativa, que se apresenta como metodologia fundamental para a promoção do acesso à Justiça, seja pela acepção de acesso ao Poder Judiciário, seja como possibilidade de inserção em uma ordem jurídica justa em um Sistema Multiportas que se desenha no Judiciário Brasileiro após a Resolução de nº 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça. O momento de formação foi finalizado com práticas de círculos de paz.

Para o professor Marcus Pinto, “a formação em Justiça Restaurativa promovida pela Defensoria Pública foi extremamente importante para o corpo docente e discente, tendo em vista a possibilidade de fortalecimento e melhoria da distribuição de justiça a partir de boas práticas dialógicas e colaborativas, que aportam diretrizes de aproximação e conscientização das realidades de vida da vítima, do agressor e da sociedade na qual estão inseridos. Permitindo o fomento da empatia, da harmonia social e da busca por soluções que promovam a responsabilidade e o cuidado mútuos”, destaca o educador.