Seis estudantes do Curso Bacharelado em Direito da Faculdade 05 de Julho (F5), foram selecionados para compor diferentes comissões temáticas permanentes da OAB – CE, Subseção Sobral, conforme resultado disponível no edital 008/2022. O resultado do processo seletivo foi divulgado em 03 de março de 2022. Os selecionados serão voluntários nas comissões, abaixo selecionadas:

Comissão da Mulher Advogada – Deniza Ferreira (7º período) – Selecionada como membro acadêmico da Comissão da Mulher Advogada da OAB Sobral
Comissão de Direito Eleitoral – Silvando Oliveira (5º período) e Francisco Machado Filho (5º período)
Comissão de Conciliação, Mediação e Arbitragem – Fabiana Gomes (4º período)
Comissão de Direito Público e Gestão Pública – Edionas Passos (4º período)
Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – Francisco Jose Martins (2º período)

A vice-presidente da Subsecção de Sobral, Eveline Carneiro Gomes, desenvolvendo a função de coordenar as comissões temáticas na OAB explica a importância da participação dos estudantes. “As comissões são compostas por advogados, acadêmicos e membros consultivos, que trabalham no ramo específico do Direito em que possuem ou desejam adquirir experiência e afinidade. Nas comissões, o advogado e o estudante têm muita troca de experiências, informações, estudos, promovem congressos, seminários e outros. É uma oportunidade de conhecer a dinâmica da OAB e a carreira de advogado.” ressaltou.

A acadêmica do 7º período do Curso de Direito Deniza Ferreira, relatou que “fazer parte da comissão da mulher advogada traz expectativas sobre nosso papel no cenário jurídico, nosso lugar de fala em uma profissão que foi ocupada, historicamente, por homens, e hoje podemos perceber o quanto essas mulheres são reconhecidas como detentora de liberdade e autonomia”.
Também cheio de expectativas, o acadêmico Silvando Oliveira destacou a importância de participar da Comissão Eleitoral da OAB: “Minha principal expectativa é discutir uma das maiores ferramentas de exercício da democracia na prática, e aprender nas discussões a relevância dos princípios e normas eleitorais. Aprender sobre o exercício do voto consciente, em como aprender a responder às consultas formuladas sobre Direito Eleitoral”, finalizou.

Machado Filho, acadêmico do 5º período, aprovado para Comissão de Direito Eleitoral fala de sua admiração pela área política e escolha da comissão. “Participar desta comissão possibilita ampliar meus conhecimentos na área eleitoral e expandir essas ideias para mais pessoas, pois vejo nessa comissão da OAB o respeito e o profissionalismo que todos demonstram no meio da sociedade como órgão consultivo e de grande relevância para todos”.

Francisco Edionas Passos da Silva, acadêmico do 4º semestre, fala com orgulho de seus objetivos. “Com a participação na comissão de Direito Público e Gestão Pública espero contribuir com uma atuação bem estruturada, auxiliando nas atividades que são objetivos dessa importante comissão, além do mais a participação nesta comissão me permitirá conhecer os profissionais da área, apresentar ideias e trocar experiências”.

Já Fabiana Gomes do 4º semestre, compartilhou sua felicidade com mais essa conquista no ensino superior. “Com essa nova oportunidade que considero rica tanto para meus conhecimentos quanto para colaborar com a sociedade, sinto-me muito feliz, pois considero o mediador um arquiteto da paz”, afirmou.
Nessa perspectiva o acadêmico Francisco José Martins, matriculado no 2º semestre afirmou que “ao compor a comissão de defesa dos direitos da criança e do adolescente, almejo não apenas agregar conhecimento à minha formação, mas – sobretudo – contribuir para uma melhor efetivação de tais direitos”, ressaltou.